1. Início
  2. Notícias
  3. 2005
  4. Outubro

Prefeito Sartori abre oficialmente comemorações dos 30 anos da Codeca

Publicada dia

O Prefeito José Ivo Sartori abriu oficialmente neste domingo (16/10) as comemorações alusivas aos 30 anos de fundação da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca). A solenidade foi realizada no CTG da Codeca e contou com a presença do presidente do Legislativo, Francisco Spiandorello, presidente da Codeca Adiló Didomênico, diretores e funcionários da entidade, ex-prefeitos Mansueto Serafini Filho e Mário Vanin, secretários municipais, vereadores, Soberanas da Festa da Uva 2006 e colaboradores. A programação prossegue até o fim do mês (confira a seguir).

O Prefeito José Ivo Sartori reafirmou o compromisso de sanear e fortalecer a Codeca, que ele classificou de '"patrimônio da comunidade caxiense'". Sartori também destacou a importância do trabalho da Companhia na área da educação ambiental. '"Estamos investindo fortemente neste segmento, pois é a melhor forma de garantir que as futuras gerações cuidem bem do meio ambiente'", disse.

O Prefeito argumentou que cada cidadão deve ser um agente educativo ao separar adequadamente o lixo. Sartori parabenizou toda a equipe de diretores e funcionários e saudou a presença do ex-presidente da Companhia, Rui Alberto Cassina, bem como dos ex-prefeitos Vanin e Mansueto, que atuaram nos primeiros anos de existência da Codeca.

O presidente da entidade, Adiló Didomênico, apresentou dados referentes às ações de limpeza urbana (coleta, varrição e capina), pavimentação e obras realizadas pela equipe da Codeca. Segundo ele, Caxias do Sul está entre os únicos municípios brasileiros de médio ou grande porte que detêm o controle total do processamento dos resíduos urbanos. '"Contamos com um aterro sanitário que é modelo para outras cidades'", lembrou. Didomênico informou também que Caxias recicla cerca de 15% do lixo, o dobro da média nacional que é de 8%.

De acordo com o presidente da Codeca, o grupo instituído por funcionários e colaboradores com o intuito de auxiliar no saneamento da companhia conseguiu encontrar alternativas que resultaram no '"enxugamento'" de R$1 milhão e 40 mil apenas no primeiro semestre deste ano. '"Posso dizer que este índice foi alcançado sem prejuízos à comunidade'", sublinhou Didomênico.

A Companhia foi fundada no dia 29 de outubro de 1975, na gestão do prefeito Mário Ramos. Atualmente a Codeca conta com cerca de 800 funcionários e possui 21 caminhões atuando somente na coleta do lixo orgânico, processando 400 toneladas de resíduos por dia. Outros oito veículos são utilizados na coleta seletiva. A Codeca possui ainda a Central de Armazenamento de Pneus Inservíveis (Capi) e a Central de Armazenamento de Lâmpadas Usadas (Calu).

PROGRAMAÇÃO DOS 30 ANOS DA CODECA

. 17.10 (segunda-feira) - 12h - Participação na reunião almoço da CIC

. 23.10 (domingo) - 9h - Homenagem aos funcionários veteranos e entrega da

premiação do Torneio de Futebol Codeca 30 Anos, no CTG da Codeca

. 26.10 (quarta-feira) - 17h - Homenagem na Câmara de Vereadores

. 29.10 (sábado) - 10h às 16h - Blitz educativa em diversos pontos da cidade

. 29.10 (sábado) - 13h30min às 18h - Mateada e atividades de encerramento no

Parque dos Macaquinhos

Alexandra Baldisserotto (SC 00733 JP)

Assessoria de Comunicação