1. Início
  2. Notícias
  3. 2005
  4. Outubro

Prefeito Sartori recebe crianças em novo Centro Educativo

Publicada dia

O Prefeito José Ivo Sartori acompanhou na manhã desta segunda-feira (24/10), a chegada das crianças no Centro Educativo Coração de Maria (antigo Centro Renascer), no bairro Reolon. Além do Prefeito, estavam presentes a presidente Maria de Lurdes Grison e a diretora da Infância e Juventude da FAS, Miriam Nora; o representante do Mocovi, Laerte Ricardo dos Reis; e as Irmãs do Colégio Madre Imilda (Sociedade Educação e Caridade - parceira da FAS no projeto).

O Centro Educativo Coração de Maria trabalha, no primeiro momento, com 100 crianças e adolescentes (50 de manhã + 50 à tarde), no turno inverso da escola. Os jovens de 7 a 14 anos da região Reolon (Reolon, Vale Verde, Vale da Esperança, Mattioda e parte do Mariani) terão aulas de artes, educação física e acompanhamento pedagógico, além de receber café da manhã, almoço e lanche da tarde. “Precisamos que todos preservem esse espaço, porque pertence à comunidade e deve servir para preparar as crianças para o futuro”, pediu Sartori.

Outros projetos estão em andamento no complexo do Centro, que tem 2 mil metros quadrados de área construída. “Esses jovens também terão aula de música no Centro de Cultura Popular Reolon que funciona num dos pavilhões. Em outro, ainda temos o Grupo de Trabalho e Geração de Renda, com a oficina de costura. Em breve, pretendemos ampliar o número de atendidos”, avisa a presidente da FAS.

Maria de Lurdes informa ainda que a próxima etapa do projeto é implantar cursos profissionalizantes aos jovens que freqüentam o Centro. “Em março pretendemos iniciar essa fase”, anuncia.

Em Caxias do Sul há agora nove centros educativos, atendendo 650 crianças no turno inverso da escola.

MUDANÇAS: Depois de receber e tomar café da manhã com as crianças e adolescentes do Centro Educativo Coração de Maria, o Prefeito Sartori visitou outros dois centros da cidade. No bairro São Vicente, visitou as instalações do Cantinho da Amizade, que atende 40 crianças. No Cruzeiro, conheceu também a estrutura do centro Cruzeiro do Sul, que acompanha 45 crianças.

A Fundação de Assistência Social está alugando duas novas casas para abrigar esses centros. “A parte física é muito ruim. Já alugamos as casas, próximas aos centros e em breve faremos a mudança. O Cantinho muda-se em novembro e o Cruzeiro do Sul, mais tardar em dezembro. A parte burocrática é muito demorada”, explica Maria de Lurdes Grison.

Fabiana de Lucena (Mtb9247)

Assessoria de Imprensa