1. Início
  2. Notícias
  3. 2005
  4. Outubro

Programação semanal - Centro de Cultura

Publicada dia

EXPOSIÇÕES

Memorial da Cantina Antunes: Encontra-se no segundo andar do Centro de Municipal de Cultura um trecho da história do prédio no qual a Secretaria Municipal da Cultura está instalada. Formado por uma exposição fotográfica e por algumas peças, o Memorial remete-se a história do complexo da Cantina Antunes. Instalada em Caxias em 1910, a Cantina Antunes, como ficou conhecida, teve uma trajetória bem complexa. Essa instituição explorou, inicialmente, o comércio de vinhos e de produtos suínos. Mais tarde, paralelo à atividade comercial, passou a produzir os próprios vinhos e os próprios produtos suínos. Destacou-se, também, pela introdução da uva Seibel nº 2 e pelos imensos parrerais que cultivou. Entre 1930 e 1950, a empresa teve seu apogeu. Nos anos subseqüentes, enfrentou uma crise que culminou com o encerramento de suas atividades no início da década de 1980, quando a comunidade buscou a sua preservação.

Mostra Amigos para Sempre - Hospital Pompéia

Período: 18 a 23 de outubro, no saguão

O Pio Sodalício das Damas de Caridade Mantenedora do Hospital Nossa Senhora de Pompéia, completou 92 anos em 12 de Agosto de 2005. Dentro das comemorações de aniversário do Pio Sodalício, foi lançada essa Mostra, que conta a história desta instituição até os dias de hoje, através de fotos em seis painéis. A mostra foi criada para ser itinerante, podendo ser exposta inclusive na rua.

Mostra de Arte Comemorativa aos 35 Anos da Escola Infantil Recreio Travesso: Releituras de Obras - Grandes Pintores e Artistas Caxienses

Período: 11 a 23 de outubro

Criada por meio de visitas a ateliês de arte, museus e exposições, onde se encontram obras de grandes pintores e artistas caxienses e na própria escola pelo contato com réplicas e literatura alusiva a grandes pintores da humanidade. A proposta tem contribuído para desenvolver a capacidade de decodificar e interpretar imagens, ações, representações gráficas e plásticas, valorizando a linguagem como espaço de interação social, ampliando habilidades lingüísticas e cognitivas a partir da reflexão sistemática, aprendendo a apreciar obras de arte com interpretação e sentimento. Este ano visitamos os trabalhos em Vime Genoveva Parmeggiani Finkler na Galeria Municipal de Arte de Caxias do Sul - exposição Leve sus-tento. E em seguida fomos ao seu atelier onde, a “Geno” assim chamada carinhosamente por todos, nos acolheu e ensinou às crianças a arte de trançar Vime, mostrando a eles outras formas de fazer arte como a escultura em madeira e pintura em telas.

Fragmentos de Amsterdam, de Mauro Bruschi

Sala de Exposição, até 23 de outubro

Das fotos analógicas em preto e branco, o artista fabrica estampas policromáticas libertas de seu referente; dos estilhaços de formas aleatórias, ele cria figuras reminiscentes. É assim que o todo, inatingível, revela-se sobretudo como recriação, tal qual a imagem ou a memória, cujas essências inexistem, mas das quais dependemos para viver.

Mauro Bruschi é artista plástico formado em Desenho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estudos em fotografia, design e novas tecnologias na França.

SALA DE CINEMA ULYSSES GEREMIA

Projeto Cine Escola

Segue até 21 de outubro

Sessões: Quintas e Sextas-feiras: 19h30min

Sábados e Domingos: 17h e 19h30min

TELE CENTRO

Acesso a Internet Gratuíto

Horário: segunda a sexta-feira, das 9h às 21h

sábados, domingos e feriados, das 15h às 21h

ZARABATANA CAFÉ

Horário: Terça a Sexta-feira, das 13h às 22h

Sábados, domingos e feriados, das 15h às 22h

21 de outubro, às 19h - Sexta Cultural: Humberto Petinelli - Jazz e outras

levadas

22 de outubro - Sábado: Set Jazz - All Jazzera / DJ Fumaça e Mel

Domingos Set c/DJ

Alexandra Baldisserotto (SC 00733 JP)

Assessoria de Imprensa