1. Início
  2. Notícias
  3. 2005
  4. Dezembro

Banco de Alimentos: Campanha de Natal prossegue neste fim de semana

Publicada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Inclusão Social (SAIS) e em parceria com a Fundação Caxias, promove nesta sexta e sábado (16 e 17/12) a segunda e última etapa da campanha Super Natal Banco de Alimentos. Durante os dois dias, voluntários vão recolher doações de alimentos em pontos de coleta nas principais redes de mercados e supermercados caxienses.

No fim de semana passado, foram arrecadadas cerca de três toneladas de alimentos. Somadas aos gêneros alimentícios reunidos pela Fundação Caxias, o Banco de Alimentos caxiense foi inaugurado na segunda-feira desta semana já contando com cerca de quatro toneladas de produtos. O Banco vai distribuir alimentos oriundos de doações e do chamado “excedente de produção”, sempre com todas as condições adequadas para consumo.

O Banco de Alimentos tem 31 entidades assistenciais cadastradas e fará acompanhamento das famílias que receberão os alimentos. Serão beneficiadas inicialmente cerca de 2,5 mil famílias, o que representa aproximadamente 8 mil pessoas. O grupo gestor do Banco de Alimentos caxiense é formado pela Prefeitura (por meio da SAIS, Fundação de Assistência Social - FAS e Secretaria da Agricultura), em parceria com a Fundação Caxias (em conjunto com o Sindigêneros e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares).

O Banco de Alimentos caxiense segue a experiência já existente em Porto Alegre. Na Capital, a idéia foi pioneira no País e surgiu há cerca de cinco anos. A iniciativa porto-alegrense é gerenciada pela Fiergs e arrecada mensalmente cerca de 150 toneladas de alimentos que seriam desperdiçados. “Não damos sobras nem restos: entregamos alimentos com dignidade”, defende o presidente do Banco da Capital, Paulo René Berhardt.

Alexandra Baldisserotto (SC 00733 JP)

Assessoria de Imprensa