1. Início
  2. Notícias
  3. 2005
  4. Dezembro

Conselho de Turismo elege primeira mulher presidente

Publicada dia

Os novos membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) tomaram posse nesta quarta-feira (14/12) na Prefeitura. Integram o Conselho 28 entidades, cada uma com um membro titular e um suplente. Na mesma reunião foi eleita a nova presidente do órgão, Susana de Araújo Gastal, representante da UCS no Conselho. Para vice-presidente, foi eleito o membro titular da 25ª Região Tradicionalista, Jó Arse. No entanto, como a professora Susana não pôde estar presente, a posse será realizada na primeira reunião do Comtur de 2006.

Antes de se despedir, o então presidente do Comtur, Milton Corlatti, apresentou a chapa de situação, cujo candidato era o representante da CDL, José Henrique Elustondo. Na seqüência, a chapa de oposição foi apresentada pelo suplente da UCS, Rafael José dos Santos. Em seguida, houve a eleição. O resultado foi o seguinte: chapa 1 (José Henrique Elustondo) – 09 votos; chapa 2 (Susana de Araújo Gastal) – 17 votos.

Primeira mulher a ocupar a função, a nova presidente é coordenadora do Mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul (UCS). No entendimento dela, o Turismo deve ser visto além da questão econômica. “A atividade é importante para a economia; no entanto também possui implicações sociais e culturais. Por isto, Caxias do Sul tem todas as condições de ser um destino turístico qualificado”, diz.

O Prefeito José Ivo Sartori acompanhou os momentos finais da reunião e agradeceu aos novos integrantes pela disposição em atuar no Conselho. “É necessário sermos superiores às divergências para construirmos novas possibilidades para o Turismo de Caxias do Sul”, afirmou. O Prefeito também ressaltou que mais do que nunca os conselheiros devem mirar o futuro e ajudar na elaboração de políticas para o Turismo dentro da realidade local.

O Conselho Municipal de Turismo foi instalado no dia 25 de março de 1991.

Alexandra Baldisserotto (SC 00733 JP)

Assessoria de Imprensa