1. Início
  2. Notícias
  3. 2005
  4. Dezembro

Prefeito Sartori inaugura CAPSi nesta terça

Publicada dia

O Prefeito José Ivo Sartori, acompanhado pelo Secretário da Saúde, José Luiz Bertoluci, inaugura nesta terça-feira (20/12), o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil. A solenidade acontece às 11h, no CAPSi, Rua Antônio Corsetti, 222, bairro Cinquentenário (próximo à Polícia Federal).

O Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil é um serviço do SUS que tem por objetivo proporcionar a reinserção social e estimular a autonomia dos usuários, melhorando a qualidade de vida das crianças e adolescente (de zero a 18 anos) e suas famílias. Os atendimentos a transtornos mentais severos e persistentes (autismo, psicoses, neuroses graves) serão realizados por profissionais da área da medicina, serviço social, psicologia, enfermagem, artes plásticas, educação física, entre outros.

As atividades desenvolvidas serão individuais e em grupos, tais como consultas, psicoterapia, oficinas terapêuticas, atendimento social e de enfermagem, além de alimentação, orientação aos responsáveis, oficinas terapêuticas para os responsáveis, passeios e integração com a comunidade. “Os atendimentos podem ser intensivos, semi-intensivos e não intensivos, dependendo da gravidade do caso e das possibilidades do serviço e da família. Após o acolhimento no serviço, para cada usuário é traçado um plano terapêutico individual que pode abranger várias das atividades”, explica Maria Inês Bertelli, coordenadora das Ações em Saúde da SMS.

A coordenadora informa ainda, que agora serão privilegiadas crianças e adolescentes que tiveram inúmeras internações psiquiátricas no Hospital Geral e alguns casos já identificados pelo CAIS Mental (Centro de Atenção Integral à Saúde Mental). “No decorrer do trabalho, iremos ampliar o atendimento para os pacientes encaminhados pelas unidades de saúde, entidades e SMED”, aponta Maria Inês.

O CAPSi funcionará das 8h às 18h, de segunda a sexta feira. Telefone 3225-8015.

Equipe do CAPSi

Marla Bernardi – Coordenadora

Elenize Vaccari – Psicóloga

Janaína Cornutti – Oficineira

Lívia Simas – Assistente social

Stela Fachin – Nutricionista

Marlene Rapkievicz – Aux. de enfermagem

Vanessa Metz – Aux. de enfermagem

Patrícia Noronha – Enfermeira

Maria Margareth V. da Silva - Higienizadora

Fabiana de Lucena (Mtb9237)

Assessoria de Imprensa