1. Início
  2. Notícias
  3. 2005
  4. Dezembro

SAIS inaugura cozinha comunitária no Mariani

Publicada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Inclusão Social (SAIS), inaugura nesta segunda-feira (02.01) a Cozinha Comunitária do bairro Mariani. A inauguração acontece a partir das 11h30min, no Salão Comunitário da Igreja Quadrangular (Rua Claudiomar da Cruz, 22). A iniciativa é resultado de uma parceria entre Prefeitura, Ministério do Desenvolvimento Social e Associação Asas O Futuro é Agora.

Os equipamentos foram custeados pelo Ministério do Desenvolvimento Social, num investimento de cerca de R$ 38 mil. A Prefeitura investiu aproximadamente R$ 11 mil em material de consumo, recursos humanos e suporte técnico. Os gêneros alimentícios para abastecer a cozinha virão do Banco de Alimentos de Caxias do Sul. A SAIS ainda fará acompanhamento com nutricionistas e técnicos.

Serão servidas no local inicialmente cem refeições diárias para crianças e adolescentes que participam de oficinas oferecidas pela ONG Asas O Futuro é Agora. A entidade também promove cursos profissionalizantes para mulheres e atende pessoas carentes da comunidade, além de gestantes e portadores de necessidades especiais que terão acesso às refeições.

A coordenadora da SAIS, Janete Tavares acrescenta que a cozinha comunitária será também um importante espaço de convivência social. “Diante do envolvimento dos moradores com as iniciativas desenvolvidas no local, acreditamos que a comunidade participará ativamente”, destaca.

A Cozinha Comunitária do Mariani é a segunda de um conjunto de três iniciativas semelhantes. A primeira cozinha foi inaugurada na sede da UAB em maio de 2005 com capacidade para oferecer cerca de 300 refeições diárias. O público-alvo são adolescentes que participam de projetos profissionalizantes na entidade. A terceira cozinha será instalada na Vila Leon.

Alexandra Baldisserotto (SC 00733 JP)

Assessoria de Imprensa