1. Início
  2. Notícias
  3. 2005
  4. Dezembro

Samae informa interrupção no abastecimento Faxinal

Publicada dia

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – SAMAE – informa que nesta terça e quarta-feira (27 e 28.12) haverá interrupção do abastecimento de água do Sistema Faxinal, que atende 63% da população caxiense. A partir da meia-noite desta terça-feira, o bombeamento para a Estação de Tratamento Parque da Imprensa será interrompido. O SAMAE optou por este período, pois é o de menor consumo do verão, já que muitas pessoas deixam à cidade. O abastecimento deverá ser normalizado até o dia 31.

Durante os dois dias de paralisação, o SAMAE estará disponibilizando caminhões–pipa para atender hospitais, escolas, postos de saúde, UBS e situações emergenciais que ocorram na cidade. É importante ressaltar que os caminhões-pipa não estarão atendendo residências e comércio.

O SAMAE está realizando projetos e obras que visam ampliar a capacidade de tratamento da ETA Parque da Imprensa, abrangendo obras civis e hidráulicas, readequação de unidades de tratamento, novos equipamentos, automatização e modernização dos controles analíticos e de qualidade da água tratada. O projeto de ampliação prevê desde construção da câmara de chegada de água bruta e da nova casa de química até reformas estruturais.

Há necessidade também de programar a interligação das conexões de entrada e saída à rede adutora de água bruta DN 1000 mm que traz água do Faxinal para a ETA Parque da imprensa para ativação desta nova câmara de chegada.

Como o abastecimento será regularizado gradativamente, é imprescindível que a comunidade racionalize ao máximo o uso da água, evitando desperdícios.

Algumas dicas importantes:

* Não lave calçadas.

* Feche a torneira para ensaboar a louça.

* Não tome banhos demorados.

* Não deixe a torneira aberta enquanto estiver escovando os dentes.

* Deixe a roupa acumular para lavar tudo de uma vez.

* Não regue gramados e plantas.

* Se você não possuir caixa d’água, instale uma em sua casa.

* Se possível, peça auxílio aos familiares ou amigos que residam nas regiões abastecidas por outras represas, exemplo, tomar banho, pegar baldes de água, lavar a roupa, etc.

O SAMAE pede a compreensão da comunidade e também a colaboração de todos no sentido de poupar água e evitar desperdícios durante este período.

Principais bairros abastecidos pelo Sistema Faxinal Centro (parte), bairros Cidade Nova I, II e III, Cinqüentenário (parte), Cristo Redentor, De Lazzer, Diamantino, Exposição, Floresta, Jardelino Ramos, Jardim das Hortências, Jardim Eldorado, Jardim Iracema I e II, Kayser, Lourdes, Marechal Floriano (parte), Mariani, Mariland, Medianeira, Panazzolo, Petrópolis, Planalto Rio Branco, Presidente Vargas, Região Bela Vista, Região Charqueada, Região Cruzeiro, Região de Ana Rech, Região Desvio Rizzo (parte), Região Esplanada, Região Planalto, Região Salgado Filho, Região São Caetano, bairros Rio Branco, Sagrada Família, Santa Corona, Sanvittto, São Ciro, São Cristóvão, São Leopoldo, São Pelegrino (parte), Século XX e Serrano.

Assessoria de Comunicação

SAMAE