O projeto Preservação das Áreas de Produção de Água Distritos de Vila Seca e Criúva desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, através da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) e Subprefeituras de Vila Seca e Criúva está entre os três finalistas de todo o Brasil ao Prêmio ANA 2010, promovido pela Agência Nacional de Águas (ANA) na categoria Governo.
Nesta quarta-feira, 1º de dezembro, no teatro da Caixa Cultural de Brasília, os ganhadores serão conhecidos e receberão o Troféu Prêmio ANA,concebido pelo mestre-vidreiro italiano Mario Seguso. Neste ano o Prêmio ANA inscreveu 286 projetos de vários estados do Brasil.
O Prêmio visa reconhecer iniciativas que estimulem o combate à poluição e ao desperdício e apontem caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida dos brasileiros.
O projeto desenvolvido pela Prefeitura de Caxias do Sul tem como proposta desenvolver ações de implantação de manejo adequado dos campos nativos e saneamento básico nas propriedades rurais, a preservação, recuperação e conservação do ambiente natural, melhoria da qualidade de vida, melhoria da produtividade das propriedades, com a mínima interferência no ambiente natural e nos hábitos culturais, tornando-as sustentáveis.
Sete categorias participam do prêmio: Governo, Empresas, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Organismos de Bacias, Ensino, ONG e Imprensa. O tema do concurso é Água: o Desafio do Desenvolvimento Sustentável e a iniciativa conta com o patrocínio exclusivo da Caixa Econômica Federal e o apoio da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (Abas).
O projeto da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul foi desenvolvido pelos engenheiros agrônomos Paulo Ricardo Facchin e Neiva Lourdes Rech, e pelo Técnico Agrícola Rudinei Marcos Giacomelli, com a colaboração da equipe.
Assessoria de Imprensa SMAPA