A agricultura do Município de Caxias do Sul, na administração do prefeito José Ivo Sartori, foi estabelecida por um plano de governo, discutido e planejado pelas diversas entidades e órgãos que trabalham neste segmento.
Diante disso, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) quer dar sua posição com relação à manifestação do Coordenador do Centro Ecológico de Ipê, Luís Carlos Diel Rupp, de que a SMAPA não prioriza a produção ecológica em Caxias do Sul. Por isso devemos relembrar que:
1 a SMAPA tem um planejamento técnico e estratégico para ser executado e está aberta para todas as parcerias que venham ao encontro dos interesses dos produtores rurais.
2 somente no ano de 2010, foi tratado em quatro reuniões com o Centro Ecológico de Ipê a viabilidade de treinamento para técnicos e produtores. Este não ocorreu por falta de inscritos. A SMAPA tinha técnicos inscritos para o referido treinamento.
3 um trabalho regional sobre produção ecológica, coordenado pelo Centro Ecológico não incluiu Caxias do Sul, e possuía verba federal, e interesse do município para tal.
4 em todos os Horti Serra Gaúcha, com a coordenação da SMAPA, são incluídos assuntos voltados à área orgânica, pois é um nicho especial de negócio.
5 a política da SMAPA é de ser parceira de todos para produzir um alimento saudável que venha ao encontro do consumidor.
6 a SMAPA sabe e entende como funciona a agricultura ecológica, tem técnicos para executar, mas não pode obrigar nenhum produtor a fazer a transição, mudando de uma hora para outra sua forma de produção, isto é vontade própria.
7 - sempre estivemos e estamos abertos a parcerias que possam resultar em benefícios aos produtores caxienses e que atendam o mercado consumidor.
Assessoria de Imprensa SMAPA