1. Início
  2. Notícias
  3. 2011
  4. Outubro

27ª Feira do Livro: agende-se para esta segunda-feira

Publicada dia

A primeira semana da 27ª Feira do Livro de Caxias do Sul inicia com muitas atrações literárias. O Passaporte da Leitura é uma atividade que proporciona aos alunos da rede pública mais acesso ao livro e à leitura. Desde sua criação, em 2005, mais de 90 escolas já participaram deste projeto. As escolas recebem um kit de 30 livros e realizam um trabalho com os alunos e toda comunidade escolar durante três meses. Na Feira do Livro, estes trabalhos são apresentados para o autor do livro, que fica à disposição dos alunos para um bate-papo e troca de ideias.

Nesta segunda-feira (03), a escritora Índigo participa do Passaporte da Leitura com a E.M.E.F. Bento Gonçalves da Silva, às 9h. Às 10h, a autora conversa com a E.M.E.F. Manoel Pereira dos Santos. À tarde, às 14h e às 15h, é a vez da escritora Márcia Leite, com a E.M.E.F Rosário São Francisco e a Escola Estadual Henrique Emílio Meyer.

Ana Cristina Araújo Ayer de Oliveira, mais conhecida como Índigo, começou a escrever aos 13 anos, com um diário que mantém até hoje. Em 1998, publicou seus primeiros contos na internet. Com uma literatura caracterizada por um humor sagaz e muito particular, Índigo tem vários livros publicados, entre eles Saga animal, Perdendo perninhas, Como casar com André Martins, além das obras A maldição da moleira e Colapso dos bibelôs trabalhados no Passaporte da Leitura.

Autora de coleções didáticas na área da língua portuguesa e editora de Edições Jogo de Amarelinha, Márcia Leite escreve para crianças e jovens há quase 25 anos. Lançou seu primeiro livro infantil em 1986, A barriga, e foi premiada com o “Prêmio Nestlé de Literatura Brasileira” com o livro Aqui entre nós. Para a televisão, escreveu roteiros de teatro e contos para o programa “Bambalalão”, da TV Cultura. Com as escolas do projeto, trabalha as obras Eu sou assim, viu? e A menina sereia.

Contação de histórias no mundo encantado das letras

A sessão infantil se destaca, na programação da Feira, pela variedade de atrações que proporciona. As contações de histórias têm atraído crianças de todas as idades, que se encantam com as apresentações. Personagens curiosos, histórias fantásticas e situações engraçadas tornam real o mundo encantado em plena praça. Nesta segunda-feira (03), serão cinco sessões. Confira abaixo os horários:

10h - Contação de histórias com o Grupo Contapete da Biblioteca Pública Municipal. Local: Palco Infantil.

10h às 12h - Contação de histórias com Andréa Ilha da E.M.E.F. Profª Leonor Rosa. Local: Palco Infantil.

11h – Contação de histórias. Local: Centro Cultural Sesi

13h30min às 17h30min – Contação de histórias com Ivânia Inês Longhi da E.M.E.F. Mário Quintana. Local: Palco Infantil

14h Contação de histórias com o Grupo Contapete da Biblioteca Pública Municipal. Local: Palco Infantil.

27ª Feira do Livro é destaque na revista Calendário de Eventos Caxias 2011

A Revista Calendário de Eventos, do Grupo de Trabalho Caxias 2011, será lançada hoje (03), às 17h, no Leiturário, integrando a programação da 27ª Feira do Livro. A publicação traz informações sobre os diversos setores da comunidade caxiense para os meses de outubro, novembro e dezembro. Agraciada com o prêmio Destaque do Turismo 2011, na Categoria Inovação pela Secretaria de Turismo do Estado (SETUR), a revista destaca a 27ª edição da Feira do Livro de Caxias do Sul - “Cultivando livros, florescendo ideias” e traz, ainda, matéria sobre o Projeto Passaporte da Leitura do Programa Permanente de Estímulo à Leitura – PPEL/Livro Meu, que ocorre durante Feira.

Uma troca de experiências literárias

Também nesta segunda-feira (03), o escritor Gilmar Marcílio participa, juntamente com Reinaldo Godoy, do Venha Ler Comigo. A atividade, que tem como objetivo compartilhar informações literárias, é realizada no Café Cultural da Feira do Livro, às 19h.

Gilmar Marcílio é escritor e filósofo caxiense. Publica sua crônicas em jornais desde 1998. Escreveu a coletânea Frutos Ardentes (2005) e é Coordenador da Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim e da Sala de Cinema Ulysses Geremia.

Exposição traz obras do brasiliense Roger Mello

Em 2011 a Feira do Livro dá continuidade à exposição de obras do Ilustrador Homenageado. Neste ano, são 20 painéis com as seguintes obras premiadas do escritor e ilustrador Roger Mello:

Cristaleira: Prêmio FNLIJ de Melhor Ilustração em 1995

Carvoeirinhos: Prêmio FNLIJ 2010 -Hors-Concours- O Melhor Livro de Ilustração

Cavalhadas de Pirenópolis: selo Altamente Recomendável para a Criança – FNLIJ 1998 e Prêmio Jabuti 1998 - Melhor Ilustração

Meninos do Mangue: Prêmio Jabuti 2002 nas categorias de Livro Infantil ou Juvenil e de Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil; Prêmio Ofélia Fontes – O melhor para criança -Hors Concours- pela FNLIJ 2002; Prêmio A Melhor Ilustração -Hors-Concours- pela FNLIJ 2002; Prêmio internacional do livros Espace Enfants 2002 pela Fondation Espace Enfants - (Suíça)

Nau catarineta: Prêmio Jabuti 2005 de Ilustração infantil ou juvenil; Prêmio FNLIJ 2005 -Hors-Concours- O Melhor Livro de Reconto e A Melhor Ilustração

Os Paineis estão dispostos por todo o corredor de acesso à ala infantil. Além da exposição, Roger Mello participa do projeto Passaporte da Leitura, na quinta-feira (06), com as escolas E.M.E.F. Érico Cavinato, às 9h, e E.E.E.F Abramo Eberle, às 10h.

Assessoria de Imprensa

Foto por LUIZ CHAVES