1. Início
  2. Notícias
  3. 2012
  4. Dezembro

Campus 8 poderá ser restaurado

Publicada dia

O Prefeito José Ivo Sartori entregou ao Reitor da Universidade de Caxias do Sul, Izidoro Zorzi, na tarde desta quinta-feira, 27 de dezembro, a Declaração de Tombamento do Campus 8. Quando tombado, um prédio recebe um potencial de índice construtivo, que permite que a edificação possa ser restaurada. Durante a visita ao Gabinete, o reitor aproveitou para cumprimentar o Prefeito pelos oito anos de Governo e desejar bom Ano Novo.

Histórico

No reinício dos trabalhos de 2012, o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural, entre outras decisões, aprovou o tombamento do antigo Colégio Santa Francisca Xavier Cabrini, atual Campus 8 - Cidade das Artes, da Universidade de Caxias do Sul.

Em 1961, o colégio foi inaugurado, apresentando-se imponente tanto no tamanho, quanto no volume e linhas arquitetônicas arrojadas, baseadas nos parâmetros modernistas, então em seu auge. Também representou uma nova opção de ensino às classes mais abastadas, trazendo metodologia italiana já bem sucedida na capital paulista.

O estabelecimento educacional funcionou até 1974, quando o imóvel foi venido a uma indústria metalúrgica. Em 1995, adquirido pela Universidade de Caxias do Sul, transformou-se no complexo que abriga os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Moda e Estilo, Tecnologias Digitais e Música. A edificação apresenta cerca de 13 mil metros construídos, implantada em um área superior a cem mil metros quadrados, já incluída como Setor Especial do Plano Diretor Municipal, de 2007.

Assessoria de Imprensa

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por LUIZ CHAVES

Foto por LUIZ CHAVES