1. Início
  2. Notícias
  3. 2014
  4. Fevereiro

Museu do Lixo mostra um pouco da cultura dos colonizadores

Publicada dia

Quem visitar o Museu do Lixo (Casa 8 da Réplica), durante a Festa da Uva 2014, vai poder reviver a cultura deixada pelos colonizadores do município. O espaço apresenta aos visitantes a origem dos objetos expostos e as histórias de vida que eles carregam. Os utensílios, fotos, móveis e livros foram agrupados por tema, tornando a visita mais agradável. A visitação seguirá os mesmos horários de funcionamento do parque (segunda a sexta das 14h às 22h – sábados e domingos das 9h às 22h), a partir da abertura dos portões ao público.

O acervo do Museu tem basicamente duas origens: objetos resgatados do lixo por colaboradores da CODECA ou doados por famílias da região. Para receber os visitantes, a equipe responsável pelo atendimento passou por um treinamento especial. Os recepcionistas estarão identificados com camisetas confeccionadas especialmente para o evento, com a identificação da empresa CODECA, que promove diversas ações ambientais na cidade em parceria com a Prefeitura.

O Museu integra ainda o Programa de Educação Ambiental “Caminhos do Lixo”, desenvolvido pela CODECA, cujo roteiro inclui visitas ao Aterro Sanitário São Giácomo e a uma associação de recicladores. Somente em 2013, mais de 18 mil pessoas participaram de atividades ligadas ao Programa. Após a Festa da Uva, o espaço permanecerá disponível para visitas mediante agendamento. Os contatos podem ser feitos pelo telefone 3224-9300.

A Festa Nacional da Uva 2014 será realizada entre os dias 20 de fevereiro e 9 de março.

Depto. de Comunicação - CODECA

Foto por ANTÔNIO DIEGO DA SILVA