1. Início
  2. Notícias
  3. 2014
  4. Maio

Prefeitura participa do Programa de Eficiência Energética da RGE

Publicada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul iniciou na última semana a substituição de equipamentos de iluminação, pelo chamado retrofit, com aplicação de tecnologia LED, no Centro Administrativo Municipal. Através do Programa de Eficiência Energética (EE) da RGE, estima-se a redução de 96,93 megawatts/ano, o que equivale a uma redução de despesas para a Prefeitura com o pagamento da conta de energia elétrica na ordem R$ 20 mil.

As lâmpadas de led são a melhor escolha para prédios de grande porte e tráfego, por durarem cerca de 25 vezes mais do que lâmpadas incandescentes. Elas convertem 60% da energia elétrica que consomem em luz e são muito difíceis de quebrar. Caso aconteça, um revestimento especial impede que cacos se espalhem pelo ambiente.

As diretrizes para elaboração dos Programas de Eficiência Energética e Combate ao Desperdício de Energia Elétrica foram definidas na Lei nº 9.991, de 24 de julho de 2000, bem como aquelas contidas nas resoluções da ANEEL específicas para eficiência energética. Este programa tem como objetivo promover a utilização racional e consciente da energia elétrica combatendo o desperdício e contribuindo na ampliação da consciência da sociedade sobre o Uso Racional dos Recursos Energéticos, subsidiando o desenvolvimento econômico e social da área em que os projetos estão inseridos.

A concessionária de energia já é parceira da Prefeitura, com esse programa de Eficiência Energética como por exemplo no SAMAE com mais de R$ 5 milhões de investimento. Além da economia no bombeamento do abastecimento de água, prédios públicos, escolas e hospitais também serão beneficiados com essa ação.

Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Caxias

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por ÍCARO DE CAMPOS

Foto por ÍCARO DE CAMPOS