1. Início
  2. Notícias
  3. 2016
  4. Janeiro

Operação Casas Noturnas vistoria mais de 700 estabelecimentos em 2015

Publicada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU), divulgou nesta sexta-feira (22/01) o balanço de vistorias noturnas realizadas em 2015. No ano passado, foram fiscalizados mais de 700 estabelecimentos, entre conveniências, bares, restaurantes e casas noturnas. A Operação passou a contar com o apoio da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade na fiscalização dos veículos que transitam próximo aos locais vistoriados. Nas ações, foram fiscalizados 791 veículos e abordadas inúmeras pessoas, sendo identificados menores e infrações relacionadas a drogas e armas.

Entre os anos de 2013 e 2015, período da Administração do Prefeito Alceu Barbosa Velho, foram realizadas aproximadamente 2 mil vistorias, tanto por meio de ações específicas da SMU, como em parceria com a Brigada Militar, Bombeiros, Polícia Civil, Conselho Tutelar, Polícias Rodoviárias Estadual e Federal, Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social - Guarda Municipal, Secretaria do Meio Ambiente (SEMMA), Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) e Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde. Antes mesmo da tragédia da boate Kiss, em 27 de janeiro de 2013, em Santa Maria, a SMU já promovia intensa fiscalização nos estabelecimentos, reforçada após o acidente como força-tarefa conjunta com os órgãos de segurança.

O secretário do Urbanismo, Fabio Vanin, explica que nas vistorias previstas para 2016, além das questões recorrentes que vem sendo fiscalizadas, como o alvará de localização, APPCI, Projeto/Laudo Acústico e Câmeras de Monitoramento, será avaliada a adequação das novas regras da Lei Federal Contra o Fumo, em especial quanto a proibição de fumódromos. “As fiscalizações noturnas, de forma contínua, são realizadas há mais de cinco anos pela Prefeitura, que tem buscado aprimorar as medidas de prevenção e orientação dos locais na garantia da segurança e bem-estar dos frequentadores”, disse.

Denúncias e esclarecimentos podem ser encaminhados por meio do Alô Caxias, telefone 156, ou pelo e-mail smu@caxias.rs.gov.br.

Assessoria de Imprensa - SMU

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por DIVULGAÇÃO SMU

Foto por DIVULGAÇÃO SMU

Foto por DIVULGAÇÃO SMU