1. Início
  2. Notícias
  3. 2016
  4. Fevereiro

1º Concurso Sul-Brasileiro de Cosplay da Festa da Uva movimenta o Parque de Exposições

Publicada dia

O 1º Concurso Sul-Brasileiro de Cosplay da Festa da Uva movimentou o estande do Museu do Videogame na tarde de sábado (27), localizado no Pavilhão 1 do Parque de Exposições da Festa da Uva. Mais do que isso. Chamou a atenção do público que visitou o Parque devido às excêntricas caracterizações de jovens e adultos. O concurso, que se iniciou às 19h, contou 74 cosplayers desfilando na categoria individual e oito grupos. Cerca de 1,2 mil pessoas prestigiaram o evento, número bem acima do esperado pela organização, o que confirma o sucesso da iniciativa.

Segundo Julia Fochezatto, 22 anos, a ideia de trazer o Museu do Videogame para a Festa da Uva foi fantástica, pois reúne o público admirador de games e de cosplay de toda a região. Caracterizada da personagem Yuno Gasai, do anime Mirai Nikk, Julia veio de Bento Gonçalves com seus amigos para apreciar o evento e elogiou as fantasias dos participantes.

Os primos Alex Boff e Carol Huffon, de 20 e 11 anos (respectivamente), vieram costumizados em dupla como personagens da famosa série The Walking Dead. Unidos pela '"zoeira e diversão'", como contam, eles passaram quatro horas se maquiando para construir a fantasia de zumbi para o evento, exemplificando que para um cosplayer, todo tempo investido na caracterização não é um sacrifício, e sim parte da realização de uma atividade que traz muita felicidade a quem pratica.

Entre os expectadores estava o comunicador Everton Cunha, o Mr. Pi. Ele conta que ficou admirado com a qualidade das fantasias e caracterização dos participantes do concurso, e elencou a fantasia de Predador como sua preferida. '"Eu estava passando pelos estandes e fiquei sabendo do Concurso, não podia deixar de dar uma passada para conferir. A iniciativa de trazer isso para cá foi espetacular, sensacional'", declarou.

Cinco jurados julgaram a customização, maquiagem e performance dos participantes. O concurso se preocupou em colocar jurados que entendiam do universo do cosplay, tanto que trouxe a youtuber Ayu Brazil, que tem cerca 460 mil seguidores em seu canal do Youtube, onde canta canções temas de animes e desenhos. No júri também estavam Wagner Thomazoni, youtuber que comenta sobre jogos, games e séries, e Mika Ferreira, cosplayer conhecida de São Leopoldo.

O concurso contou com duas categorias para avaliação: grupos e individual. A premiação para Grupo foi uma televisão de LED de 52 polegadas. O primeiro lugar individual ganhou um Playstation 4, e o segundo e terceiro lugar ganharam bolsas de estudos na Flexxo - Centro de Capacitações em TI.

Confira os ganhadores:

Categoria Grupo:

1º lugar: Jéssica Hallam e Alan Lago

2º lugar: Thiago Cardoso e Valeska Pavoski

3º lugar: Gabriela e Patrícia Indicatty

Categoria Individual:

1º lugar: Mirela Bertinati

2º lugar: Ragnad Raota

3º lugar: Jessica Hallam

Museu do Videogame: A Festa Nacional da Uva 2016 oferece aos visitantes uma das atrações mais requisitadas no Brasil nos últimos anos, o Museu do Videogame Itinerante. Primeiro do gênero no país, recebeu do Ministério da Cultura, em 2014, o prêmio de museu mais criativo do país e proporciona a crianças, jovens e adultos uma verdadeira viagem na história dos videogames.

Dinâmica Comunicação - Assessoria de Imprensa Festa da Uva 2016

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por ANTONIO LORENZETT

Foto por ANTONIO LORENZETT

Foto por ANTONIO LORENZETT