1. Início
  2. Notícias
  3. 2016
  4. Fevereiro

9ª Operação Verão Seguro encerra sem afogamentos nas áreas fiscalizadas

Publicada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Guarda Municipal da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SSPPS) e do SAMAE, encerrou neste domingo (28/02) a 9ª edição da Operação Verão Seguro sem registro de afogamentos. Desde o início da Operação, em 19 de dezembro de 2015, foram retirados 388 adultos e 381 crianças das águas, totalizando 765 pessoas, constatando-se um aumento de 432% em comparação a operação anterior que registrou 177 pessoas retiradas das águas.

A 9ª Operação Verão Seguro foi precedida por palestras preventivas realizadas nos meses de novembro e dezembro em 11 escolas municipais localizadas nas proximidades das bacias de captação. A ação é uma parceria entre SAMAE, SSPPS - Guarda Municipal, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), Secretaria Municipal da Educação (SMED), 5º Comando Regional de Bombeiros e Programa Cipave. A intenção foi levar a informação aos adolescentes, antes do período de férias escolares.

Conforme avaliação do secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Roberto Louzada, a fiscalização ininterrupta da Guarda Municipal e dos fiscais do SAMAE em todos os dias da semana flagrou um maior número de pessoas se expondo ao risco nestes locais, “onde o banho é proibido em razão da periculosidade, demonstrando a importância e a eficácia da ação preventiva”.

Cerca de 800 pessoas receberam orientações nos locais de risco e foram entregues folders informativos nos pontos fiscalizados. Houve também a fiscalização dos pontos de captação d''água pelo SAMAE como barragem do Marrecas, Faxinal, Maestra, Dal Bó e Samuara, e lagoas do Desvio Rizzo e Parque Oásis, locais proibidos para banho e com risco elevado de afogamento.

Assessoria de Imprensa – SSPPS

Foto por DIVULGAÇÃO GM