1. Início
  2. Notícias
  3. 2016
  4. Fevereiro

Alquimia do óleo atrai público ao estande da SEMMA na Festa da Uva

Publicada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), apresenta durante a Festa Nacional da Uva o projeto de educação ambiental Alquimia do Óleo. Lançado no início de fevereiro, o projeto propõe demonstrar, na prática, a reciclagem do óleo de cozinha, transformando-o em Biodiesel.

No estande da SEMMA, localizado no Pavilhão 2, uma miniusina foi instalada e está em funcionamento. No local, o visitante recebe algumas instruções sobre a reciclagem do óleo de cozinha, benefícios e prejuízos do descarte incorreto desse resíduo, e também conhece um pouco dessa tecnologia. A miniusina funciona de uma forma relativamente simples, através de um processo conhecido como transesterificação. O óleo é aquecido e agitado. Em seguida, é adicionado um produto químico e metanol puro para que aconteça a transformação. A reação demora entre 12 e 24 horas para se completar. É o que explica o diretor da S.A.A. Bio, Silvio Souza. Ele comenta que 1L de óleo de cozinha pode gerar 1L de Biodiesel. “O projeto transforma o que era um problema, em solução. Em vez do óleo ir para o meio ambiente, ele transforma o material em um produto que pode ser alternativa para o diesel, um combustível que hoje é utilizado em vários veículos de grande porte e que prejudica de forma significativa o meio ambiente por ser poluente'", completa.

A novidade está atraindo o visitante da Festa da Uva. Nesses 11 dias de evento, mais de 300 pessoas participaram das palestras sobre o Alquimia do Óleo. É o caso da dona de casa Judite Moura, 63 anos, que recicla o óleo de cozinha para produzir sabão caseiro. “Eu já uso o óleo de cozinha para fazer sabão caseiro, mas ainda sobra muito óleo, e não jogo no ralo da pia ou no quintal, agora já sei que poderei doar para produzir Biodiesel”, completa.

Após a Festa da Uva, as palestras de educação ambiental do projeto Alquimia do Óleo serão realizadas nas escolas municipais de Caxias do Sul e bairros do Município.

Assessoria de Imprensa - SEMMA

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por MELISSA BUENO

Foto por MELISSA BUENO

Foto por MELISSA BUENO