1. Início
  2. Notícias
  3. 2016
  4. Fevereiro

Família Venturin promove missa em gratidão pela colheita

Publicada dia

A Festa da Uva é um evento de proporções grandiosas, uma celebração cultural que ultrapassa as divisas do Estado e espalha sua tradição para todo o Brasil. São inúmeras atrações, centenas de expositores. Contabiliza público recorde em cada edição, reúne shows de nível internacional. No Parque de Exposições o movimento é intenso, uma energia que não cessa. Mas para que tudo isso ocorra, é preciso agradecer.

Foi o sentimento de gratidão que conduziu a missa de Ação de Graças pela vindima realizada na manhã deste sábado (27) na propriedade da família Venturin, em Monte Bérico, interior de Caxias do Sul. Diante de um simples altar montado ao pé de algumas árvores, não mais do que 40 pessoas se reuniram para agradecer a colheita da uva, simplesmente o símbolo maior da festa. Entre os fiéis, a rainha Rafaelle Galiotto Furlan e as princesas Laura Denardi Fritz e Patrícia Piccoli Zanrosso. Padre Olavo, da Paróquia dos Santos Apóstolos, do bairro Panazzolo, deu bênção ao público e às parreiras do entorno, acompanhado de canções religiosas e folclóricas cantadas pelo Coral Stella Alpina.

A família Venturin realiza a missa de Ação de Graças pela vindima desde 2005, quando o açude da propriedade ameaçava secar. Dias após a realização da missa, a chuva veio forte, e o açude nunca mais secou. “Em 2005 estávamos com uma safra cheia, porém sem água. Foi terminar a missa que a chuva começou”, recorda o viticultor Charles Venturin. Desde então a missa virou tradição na família, e ganha ares de evento quando chega a Festa da Uva. Mas um evento singelo, autêntico em sua proposta de agradecer à natureza pelas vindimas de cada safra.

Dinâmica Comunicação - Assessoria de Imprensa da Festa da Uva 2016

Foto por ANTONIO LORENZETT