1. Início
  2. Notícias
  3. 2016
  4. Fevereiro

Filme sobre a Festa da Uva é apresentado à comunidade

Publicada dia

Na noite da última terça-feira (23), convidados e produtores do documentário “Festa da Uva 80 anos – A Celebração de uma Identidade” se reuniram para assistir ao longa-metragem na Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás. A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) promoveu a primeira sessão especial e oferecerá mais duas edições gratuitas ao público ainda este mês. Nomes como o de José Clemente Pozenato, Véra Stedile Zattera e Vilson Rech prestigiaram o evento.

Com direção de Airton Soares e produção executiva de Elias da Rosa, a obra aprovada pela Secretaria do Estado da Cultura (SEC) é rica em detalhes históricos e abrange o depoimento de quem viu de perto a imigração italiana e também o surgimento da Festa da Uva. O documentário de quase 80 minutos também reúne poesias, músicas, fotografias e cenas gravadas no norte da Itália e também na Serra Gaúcha.

Durante o encontro, Elias da Rosa se disse honrado por fazer parte dessa história. “A Festa da Uva foi o pano de fundo. Nós mergulhamos na vida dos imigrantes e reunimos historiadores, pesquisadores, produtores de uva, empresários e público em geral, que nos deram subsídio para produzir o conteúdo. Daqui a 50 anos talvez nem existamos, mas o documentário ficará para demonstrar o legado de um povo”, salientou.

Airton Soares reforçou que o filme surgiu após constatarem a importância da Festa da Uva para a cidade de Caxias do Sul. “Essa é a celebração de uma identidade que está presente no cotidiano. Mas como a vida “é corrida”, as pessoas não se dão conta disso. É durante a Festa da Uva que essa cultura fica mais evidente, seja pela culinária, vestimenta, música ou pela própria exposição de produtos. Por isso é tão importante resgatar o passado e apresentar essa história, já que para cada indivíduo ela tem um valor específico: seja ele cultura, comemoração ou tradição”, comenta.

Próximas exibições

Documentário “Festa da Uva 80 anos – A Celebração de uma Identidade”

Datas de exibição: 27 e 28 de fevereiro

Horário: 18h

Local: Sala de Cinema Ulysses Geremia – Centro de Cultura Ordovás

Trailer: youtu.be/Pldi0Ds1-Ec

Classificação: livre

Entrada gratuita

Dinâmica Comunicação - Assessoria de Imprensa da Festa da Uva 2016

Foto por Fabiano Knob