1. Início
  2. Notícias
  3. 2016
  4. Fevereiro

Lançado o Projeto Parceiros do Bem - Promovendo a Paz (Vídeo)

Publicada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SSPPS), lançou na tarde desta quinta-feira (26.02) o projeto Parceiros do Bem – Promovendo a Paz. A solenidade, no estande da Prefeitura na Festa da Uva, contou com a presença da primeira-dama e coordenadora de Comunicação, Alexandra Baldisserotto, do Vice-Prefeito e diretor de Integração Regional da Festa da Uva, Antonio Feldmann, do Chefe de Gabinete, Agenor Basso, das soberanas da Festa da Uva 2016, Rainha Rafaelle Galiotto Furlan, princesas Laura Denardi Fritz e Patrícia Piccoli Zanrosso, do secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Roberto Louzada, e demais secretários municipais, representando a Câmara de Vereadores, vereador Raimundo Bampi, e demais vereadores, entidades e órgãos ligados à segurança pública.

O projeto, oriundo da mobilização iniciada por ocasião do Fórum Caxias Unida pela Paz, em dezembro de 2015, prevê a mobilização da comunidade caxiense para a retomada dos valores humanos e da convivência pacífica. Serão realizadas ações mensais, entre março e dezembro, a partir das Redes de Pacificação Social, dentro de cada instituição e na comunidade, de forma a promover a articulação e a comunicação entre as organizações existentes no território.

A assistente social da Guarda Municipal e coordenadora do projeto, Juliana Marcon, explicou como surgiu a iniciativa. “Após um longo caminho percorrido, ver tanta gente que nos ajudou e ajuda a construir o projeto Parceiros do Bem – Promovendo a Paz, é uma emoção e satisfação. Esse movimento iniciou em 2013 e, em 2014, com as Redes de Pacificação, todos seguiram no mesmo propósito de combater a violência. Dessa maneira, foram se agregando várias lideranças da comunidade. Em 2015, durante o Fórum Caxias Unida pela Paz, nos desafiamos a propor uma ação para 2016. Assim, nos unimos e criamos essa estratégia de um trabalho articulado entre parceiros e a comunidade, porque sabemos que o mal não existe. O que existe é a falta do bem. E é para isso que trabalharemos”, enfatizou.

O secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Roberto Louzada, lembrou que o projeto integra o Programa Municipal de Segurança. “É uma satisfação muito grande estarmos iniciando mais um projeto que faz parte do programa de Segurança de Caxias. Temos muito orgulho de termos esse projeto que nos dá um viés para seguirmos trabalhando. Em Caxias, a comunidade nos auxilia muito e está consciente que segurança pública é responsabilidade de todos”, disse.

Para o Prefeito Alceu Barbosa Velho, o projeto vai ao encontro de valores humanos e da comunidade pacificadora. “O caminho é a busca pela paz. E, quando vemos as temáticas que serão debatidas a cada mês que são Fé, Perdão e Compaixão, Família, Amor, Amizade, Comunidade, Paz, Saúde e Vida, Respeito e Aceitação e Solidariedade, fico muito feliz, porque se sairmos de casa toda manhã com uma dessas palavras, não teremos mais tanta violência e intolerância”, destacou.

Alceu lembrou também dos inúmeros projetos da Prefeitura que buscam o mesmo objetivo. “A Prefeitura tem diversos projetos nesse sentido, porque entendemos que é preciso parar de atribuir a culpa sempre nos outros. Nós, como pessoas em comunidade, precisamos assumir a responsabilidade. Temos que ser agentes da paz. Não existe um caminho para a paz. A paz é o caminho. Nós temos que ser protagonistas e que bom que temos muitos”, finalizou.

O grupo Parceiros do Bem é integrado pela FAS, Guarda Municipal / Redes de Pacificação Social, SSPPS/SAIS, Câmara de Vereadores/Comissão Temporária de pacificação Restaurativa, Federação de Ministros Evangélicos, Igreja Católica Santa Catarina, Projeto Mão Amiga, União Espírita Municipal, União de Associações de Bairros, Sindilojas e Poder Judiciário.

Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Caxias

Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Foto por ÍCARO DE CAMPOS

Foto por ÍCARO DE CAMPOS

Foto por ÍCARO DE CAMPOS

Foto por ÍCARO DE CAMPOS