A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), vai receber na próxima quarta-feira (02/03) dois técnicos do Ministério do Meio Ambiente que vão atender no estande da SEMMA. Na sexta-feira (04/03), pela manhã, quem vem à Caxias é Raimundo Deusdará Filho, diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão do Ministério do Meio Ambiente (MMA), acompanhado do diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani. O intuito é reforçar as informações sobre o Cadastro Ambiental Rural e conhecer a metodologia adotada pelo Município na realização do CAR.
Na sexta-feira (04.03), a partir das 14h, ocorrerá, no estande da SEMMA, um encontro com as lideranças e subprefeitos dos Distritos do Município. A palestra “O CAR em Caxias do Sul” será apresentada pelo secretário municipal do Meio Ambiente, Adivandro Rech, e contará com a presença dos representantes do Ministério do Meio Ambiente, da SOS Mata Atlântica, representantes dos Sindicatos Rurais e servidores da SEMMA.
O secretário municipal do Meio Ambiente fala sobre a importância da visita. “Para a realização do CAR, Caxias está utilizando uma metodologia que busca valorizar nosso produtor rural. Entendemos que o trabalho que é realizado pelo agricultor é essencial ao desenvolvimento econômico e à proteção ambiental. E é isso que queremos mostrar aos representantes do Ministério do Meio Ambiente. Essa metodologia de valorização e humanização, para, quem sabe, ser replicado para o restante do país”.
Raimundo Deusdará Filho
Formado em engenharia florestal e agronomia pela Universidade de Brasília (UNB). Há mais de 30 anos está no serviço público, sempre nas áreas de floresta e meio ambiente. No Ministério do Meio Ambiente já atuou como secretário de Desenvolvimento Integrado, secretário executivo do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e como diretor do Programa Nacional de Florestas (PNF) e do Departamento de Gestão Estratégica. Antes de assumir a diretoria geral, Raimundo Deusdará também foi diretor de Fomento e Inclusão Florestal do Serviço Florestal Brasileiro. Em 2015 assumiu como diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro – SFB, órgão do Ministério do Meio Ambiente (MMA), com a missão de concluir a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em todo o território nacional e implementar o novo Código Florestal Brasileiro (Lei nº 12.651/2012) em articulação com os estados.
Mario Mantovani
Diretor de Políticas Públicas da S.O.S Mata Atlântica, ONG criada na década de 80 que tem como meta promover a defesa da biodiversidade por meio de ações de educação e conhecimento acerca da Mata Atlântica e dos ecossistemas que estão sob sua influência.
Assessoria de Imprensa - SEMMA