1. Início
  2. Notícias
  3. 2016
  4. Fevereiro

Prefeito e Vice recepcionam princesa da Festa da Uva de 1950

Publicada dia

O Prefeito Alceu Barbosa Velho e o Vice-Prefeito Antonio Feldmann recepcionaram nesta quinta-feira (25/02) a princesa da Festa da Uva de 1950, Lucy Bosi Tarter, de Encantado. O encontro ocorreu durante o evento de descerramento dos quadros com as fotos do presidente, da rainha e das princesas da Festa da Uva 2014, Edson Nespolo, Giovana Crosa, Gabrielle Debastiani e Karina Furlin, respectivamente. Também participaram do encontro a primeira-dama e coordenadora de Comunicação da Prefeitura, Alexandra Baldisserotto, e a filha da princesa Lucy, Luciana Tarter.

A Festa da Uva de 1950 foi a primeira após a Segunda Guerra Mundial, depois de 13 anos sem ser realizada, e celebrou os 75 anos da imigração italiana. Na época, foi convocada a ajuda de 10 municípios da região e da comunidade caxiense. Naquele ano, todos os municípios de colonização italiana puderam inscrever uma candidata para concorrer ao título de soberana do evento. A rainha foi Olívia Teresinha Simões Morganti, de Bento Gonçalves, e foram nove princesas: Lucy Bosi Tarter (Encantado), Bila Vial (Caxias do Sul), Maria de Lourdes Bernardi (Guaporé), Ana Jaquerina Marcantonio Grazziotin (Antônio Prado), Clélia Ferreira (Nova Prata), Lorena Balzoni (Veranópolis), Teresinha Peters (Farroupilha), Nair Puerati (Garibaldi) e Ernestina Antoniazzi (Flores da Cunha).

Em 2016, a Festa da Uva criou o espaço Nostra Mérica, inspirado na Festa de 1950, com a presença dos mesmos municípios de colonização italiana. O objetivo é resgatar os primórdios da Festa da Uva e reconstruir a história das antigas colônias Italianas na região Nordeste do Rio Grande do Sul. O espaço está localizado no Pavilhão 2 do Parque de Exposições.

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Caxias

Foto por ÍCARO DE CAMPOS