1. Início
  2. Notícias
  3. 2016
  4. Fevereiro

Programa Voluntários da Paz forma facilitadores de pacificação de conflitos na Zona Norte

Publicada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SSPPS), em parceira com o Poder Judiciário, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Fundação Caxias está promovendo até esta sexta-feira (26.02), dentro do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa Caxias da Paz, a formação de 25 pessoas como facilitadores voluntários de pacificação de conflitos, que atuarão na Zona Norte do Município. O curso ocorre no Núcleo de Capacitação do bairro Canyon, local onde está instalada a Central Comunitária do Programa Caxias da Paz. A formação está sendo desenvolvida dentro do Programa Voluntários da Paz. Esta é a quarta turma do projeto.

Todos os participantes da quarta turma já desenvolvem atividades sociais na Zona Norte, com vínculos na educação, saúde e organizações não governamentais. Na próxima terça-feira (1º), eles participarão de uma Oficina de Planejamento Estratégico, para definir qual será o foco de aplicação das práticas.

Os Voluntários da Paz são convidados a integrar o corpo de voluntários do Programa Caxias da Paz e a se agregarem à Rede de Pacificação Social – Programa desenvolvido desde 2012 pela SSPPS, para que, futuramente, cada comunidade possa constituir seu próprio Comitê de Paz, espaço de atendimento a conflitos que é o objetivo mais avançado do Programa.

Os formados serão certificados pela UCS como facilitadores de círculos de construção de paz em aplicações não-conflitivas. O foco da formação está voltado à prevenção da violência e à construção de vínculos familiares, escolares, entre equipes de trabalho e comunitários. A formação tem ênfase prática e vivencial, voltada à aplicação das técnicas de facilitação de diálogos em situações não conflitivas, habilitando os alunos à condução de encontros, além de fazer uma introdução aos Conceitos Básicos de Justiça Restaurativa.

O curso está sendo viabilizado com recursos do fundo de penas alternativas da Vara de Execuções Criminais de Caxias do Sul e da Prefeitura de Caxias. A meta do projeto é oferecer vagas para capacitação de 1 mil voluntários, até novembro de 2016. No primeiro mês de formação, 67 pessoas realizaram o curso.

Interessados em participar do Programa Voluntários da Paz devem enviar e-mail para formacao.voluntariosdapaz@gmail.com ou realizar pré-inscrição no portal teiadapaz.org.br. Mais informações pelo telefone (54) 3218-2100 Ramal: 2324. O curso e o material didático são gratuitos.

Assessoria de Imprensa - SSPPS

Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Foto por DOUGLAS BARRETO

Foto por DOUGLAS BARRETO

Foto por DOUGLAS BARRETO

Foto por DOUGLAS BARRETO