1. Início
  2. Notícias
  3. 2016
  4. Março

Dia Nacional da Saúde e Nutrição é comemorado nesta quinta-feira

Publicada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Saúde, informa que nesta quinta-feira (31.03) é celebrado o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, que tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância de bons hábitos alimentares que resultam em qualidade de vida. Modificar hábitos alimentares pode representar um ganho de saúde e qualidade de vida, principalmente quando começam a parecer pequenos sinais e sintomas de doenças relacionados aos erros alimentares.

A nutricionista e gerente da UBS Vila Ipê, Patrícia Saccaro Turella, alerta sobre o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados que podem ocasionar problemas como diabetes e hipertensão, já que são ricos em sódio, gorduras saturadas e açúcar. “Quando a ingestão destes produtos torna-se muito frequente, o organismo humano passa a estocar os excessos de calorias em forma de gordura, podendo inclusive gerar diabetes, dislipidemias e hipertensão arterial, dentre as principais comorbidades que são comuns do mundo moderno e que, geralmente, são mais prevalentes em obesos ou indivíduos com sobrepeso”, explica.

Além disso, com as facilidades desses alimentos ultrapocessados, que são de menor custo de produção para a indústria e agradam o paladar do consumidor final, as crianças têm sido grandes vítimas do consumo alimentar inadequado, o que resulta em um alto índice de obesidade e hipertensão arterial ainda na infância. Nesta fase, é fundamental que as crianças tenham escolhas alimentares saudáveis e haja incentivo à introdução de alimentos variados na dieta, bem como a definição de horários para as refeições.

Patrícia aponta que é necessário que as famílias construam em conjunto essas mudanças alimentares por meio de uma rotina estabelecida. “É comum as famílias não terem mais espaços de socialização durante as refeições, bem como preparo dos pratos em casa. Geralmente, os horários de refeições são diferenciados em função de compromissos individuais. Por isso, cada um busca satisfazer sua fome em horários alternativos, muitas vezes em um espaço fora do lar acarretando no consumo alimentos industrializados. É preciso resgatar, dentro do possível, o convívio familiar à mesa e o consumo de frutas, legumes e hortaliças nas rotinas familiares, ao menos nas três refeições básicas do dia”, orienta.

Uma alimentação balanceada, com alimentos in natura ou elaborados em casa e com menos aditivos químicos podem sanar carências nutricionais, evitar alergias alimentares e também diminuir o índice de sobrepeso e obesidade nas mais variadas fases da vida. Essa tarefa nem sempre é fácil, mas, certamente, quanto melhor a qualidade nutricional da alimentação individual, menor serão as alterações fisiológicas e funcionais que desequilibram o corpo e a mente e induzem ao consumo desordenado de calorias, principalmente açúcar e gorduras.

Assessoria de Comunicação - Secretaria da Saúde