O Prefeito Alceu Barbosa Velho assinou na noite desta quarta-feira (30.03) a lei nº 7.949 que institui o Parque dos Pinhais – Reserva Natural, em uma área de 498,67 hectares. O ato ocorreu na própria área, localizada no km 171 da Rota do Sol, e contou com a presença da primeira-dama e coordenadora de Comunicação, Alexandra Baldisserotto, do Vice-Prefeito, Antonio Feldmann, representando a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, vereador Adelino Teles, secretários municipais, subprefeitos, presidente da União de Associações de Bairros de Caxias do Sul, Flávio Fernandes, do presidente do Comitê Taquari-Antas, Júlio César Salcker, comunidade, diretores e servidores do SAMAE.
Nesta unidade de conservação ambiental haverão programas de reflorestamento, especialmente de araucárias, além de programas de educação ambiental, em parceria com outras unidades do governo. A aquisição da propriedade é também uma medida que preza pela qualidade da água e evita que a região seja loteada em chácaras, sítios de lazer, ou parcelada irregularmente, visto que sobre a área estão as nascentes do arroio marrecas.
Emocionado, o presidente do Comitê Taquari-Antas, Júlio César Salcker, diz ter orgulho de o Município estar à frente na preservação ambiental. “Hoje, o SAMAE é o principal usuário dentro da Bacia, a qual engloba quase 1,3 milhão de pessoas. Todas as ações que aqui fazemos irão desembocar no Rio Jacuí, em Triunfo. Por isso, fico muito feliz de saber que em Caxias do Sul o percentual de esgoto tratado está superando níveis europeus. Há alguns anos, muitos técnicos da área utilizavam a moderna cidade de Nova York como exemplo nesse quesito. Hoje, posso afirmar que Caxias do Sul é referência para todo o mundo tanto na área de abastecimento de água, quanto no tratamento do esgoto”.
Edio Elói Frizzo agradeceu os servidores que abraçaram a ideia e não mediram esforços para adquirir e conservar a área. “A criação deste Parque aponta para uma mudança de paradigma, do ponto de vista da preservação dos recursos hídricos. Dois terços da população está situada em áreas das bacias de captação. Assim, a aquisição destes quase 500 hectares dialoga com o futuro, com a qualidade de vida e com a preservação. Nestes três anos e três meses, efetivamente, fizemos a diferença”, afirmou o diretor-presidente do SAMAE.
Por fim, o Prefeito Alceu Barbosa Velho enfatizou o cuidado que a Administração tem com a natureza. “O Parque dos Pinhais mostra a preocupação do poder público em preservar e cuidar da natureza. São quase 500 hectares de terra que, somados aos 600 da Barragem Marrecas, totalizam mais de 1 mil hectares de área. Desconheço um parque semelhante que tenha essa magnitude”, afirmou.
Além disso, Alceu comentou sobre a importância do ato. “Acompanhamos diariamente os problemas que assolam São Paulo por falta de planejamento. Não podemos deixar acontecer com o Marrecas o que aconteceu no Dal Bó e na Maestra, onde a população construiu suas casas limítrofes às bacias de captação”. O Prefeito também elogiou a equipe da Autarquia. “O SAMAE está fazendo história com esse grupo qualificadíssimo que está preocupado não só com Caxias, mas com o planeta. Esse é o Norte da nossa gestão: interesse público”.
O SAMAE, como integrante do Comitê Taquari-Antas, também aproveitou a ocasião para participar do projeto Viva Taquari Vivo, o qual envolve outros 118 municípios do Estado. Para marcar a 10ª edição, foi realizado o plantio de 10 mudas de araucárias, simbolizando o início do reflorestamento da área e a sequência dos programas de preservação dos recursos hídricos.
Assessoria de Comunicação – SAMAE
Foto por ÍCARO DE CAMPOS
Foto por ÍCARO DE CAMPOS
Foto por ÍCARO DE CAMPOS
Foto por ÍCARO DE CAMPOS
Foto por ÍCARO DE CAMPOS
Foto por ÍCARO DE CAMPOS
Foto por ÍCARO DE CAMPOS
Foto por ÍCARO DE CAMPOS