A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), informa que a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa ocorre de 1º a 31 de maio, em todo o Rio Grande do Sul, para bovinos e búfalos de todas as idades.
Segundo a Inspetoria Veterinária e o Comitê Municipal, para receber a vacina doada pelo Estado, o produtor deve atender os critérios do Pronaf e Pecfam, possuir o rebanho com até 10 cabeças, ter vacinado os animais na última etapa vacinal e pago as multas.
Os criadores que tem direito a vacina doada pelo Estado podem retirar os frascos de vacina na Inspetoria Veterinária durante todo mês de maio. “Não haverá distribuição de frascos de vacina nas subprefeituras e nas comunidades. A aplicação da vacina será de responsabilidade do proprietário dos animais, que deve apresentar caixa de isopor com gelo para transportar os frascos de vacina até a sua propriedade. Não será entregue frascos de vacina sem caixa de isopor com gelo”, informa a chefe da Inspetoria, a médica veterinária Luiza Virginia Caon.
A veterinária explica ainda que os criadores que compram vacinas devem passar nas agropecuárias credenciadas para adquirir a vacina, também durante o mês de maio. “Estes deverão apresentar a nota fiscal de compra da vacina, com o nome do produtor titular do cadastro na Inspetoria Veterinária. O prazo final para apresentar a nota fiscal é o dia 07 de junho de 2016. Não será mais necessário autorização para compra da vacina. O transporte da vacina também deverá ser feita em caixas de isopor com gelo”. E ensina. “Após a aquisição da vacina, comprada ou doada, o produtor terá cinco dias para aplicar nos animais”.
Durante a etapa de vacinação, a liberação para o trânsito de bovinos fica condicionada a aplicação da vacina antiaftosa, ou seja, os produtores que venderão bovinos, devem antecipar a vacinação do seu rebanho. Animais destinados ao abate, durante o período de Campanha Vacinal, ficam dispensados da obrigatoriedade da vacinação.
A Inspetoria Veterinária está à disposição para esclarecer dúvidas dos produtores rurais na Avenida Vindima, 1855, próximo ao Parque dos Macaquinhos. O telefone é 3209.8082.
Assessoria de Imprensa – SMAPA