1. Início
  2. Notícias
  3. 2016
  4. Junho

Secretaria da Cultura apresenta a primeira edição do projeto Olhar sobre o Acervo do Museu Municipal

Publicada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Divisão de Museus da Secretaria da Cultura, divulga a primeira edição do projeto Olhar sobre o Acervo, que objetiva expor periodicamente uma pintura em prato de porcelana chinesa do século XIX. A proposta foi desenvolvida pelo acadêmico do curso de Bacharelado em Turismo da UCS, Felipe Zaltron de Sá, durante seu estágio no Museu Municipal. A exposição inicia nesta quinta-feira (30/06), às 18h30min, no Museu Municipal e segue durante todo o mês de julho.

O projeto Olhar sobre o Acervo visa dar maior visibilidade ao acervo do Museu Municipal, destacando uma peça de sua reserva técnica para exposição temporária, que dialogue com a expografia. Periodicamente ocorre a seleção de um prato em porcelana, denominado Willow, que se destaca pela pintura em sua superfície. Colorido em azul-cobalto, cor que em muitas crenças é o símbolo do divino, da verdade e da fidelidade, a composição conta uma história de origem chinesa.

A pintura registra diversos momentos da paixão de um jovem pela filha do Mandarim para o qual trabalhava. A paixão é mal vista pelo pai da moça, que acaba por demitir o rapaz e isolar sua filha [cerca em torno da casa]. A jovem fora prometida em casamento a um guerreiro afamado, que já se encaminhava para a festa de bodas [silhueta no barco]. Durante o evento, o jovem apaixonado consegue penetrar a casa onde a cerimônia se realizava [casa maior em arquitetura chinesa], em busca da amada para fugir com ela. O pai, ao perceber a fuga do casal, ordena que sua guarda os persiga [silhuetas na ponte]. Os fugitivos chegam a uma casa [casa menor em arquitetura chinesa], logo descoberta pelo Mandarim. Em fúria, o pai ordena que o esconderijo seja incendiado, matando o casal. A morte dos apaixonados comove os Deuses, que os transformam em pombos.

Na China, o salgueiro “Willow”, árvore que está presente na cena e dá nome ao prato, é considerado símbolo da imortalidade, sendo por esse motivo utilizado em rituais fúnebres. O “Willow” foi doado ao Museu Municipal em 12 de outubro de 1975, por Maria Alba Seibert Bracht. Segundo a doadora, o prato foi herança de sua bisavó Carolina Sturner a seu filho Leonor Seibert, pai de Maria Alba. O relato familiar narra que o objeto é de origem espanhola, aproximadamente do final do século 16. Pesquisadores indicam que vários países da Europa produziram este tipo de cerâmica em diversas épocas, inspirada na técnica e motivos chineses.

SERVIÇO:

Projeto OLHAR SOBRE O ACERVO - Pintura em prato de porcelana – Willow

Abertura: nesta quinta-feira, 30 de junho, às 18h30min

Local: Museu Municipal de Caxias do Sul (rua Visconde de Pelotas, número 856, centro)

Horário de visitação: terça a sábado, das 9 h às 17h

Entrada Franca

Secretaria da Cultura - Comunicação

Foto por FELIPE ZALTRON DE SÁ