1. Início
  2. Notícias
  3. 2016
  4. Setembro

3ª Semana Municipal da Paz envolve 50 mil pessoas em diferentes atividades

Publicada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social, dentro do Programa Redes de Pacificação Social, promoveu de 21 a 27 de setembro a 3ª Semana Municipal da Paz. A estimativa de população envolvida, direta e indiretamente é de 50 mil pessoas em 16 caminhadas, com a participação de 23 escolas da rede pública municipal e estadual de ensino, equipes das Unidades Básicas de Saúde, serviços da Fundação de Assistência Social, Organizações Não Governamentais (ONGs), lideranças religiosas e comunitárias que integram as Redes de Pacificação Social e organizaram a programação oficial da Semana. Além das caminhadas, foram realizadas 10 mostras de talentos locais, celebrações ecumênicas e jogos de integração interinstitucional.

O envolvimento do público superou a expectativa dos organizadores. '"O objetivo de criar um momento de concentração social entre as pessoas e as instituições para celebração da Paz, para conscientização sobre a Não Violência e para o desenvolvimento de relações interpessoais e interinstitucionais pacíficas e amorosas, foi plenamente atingido'", afirma a coordenadora dos trabalhos, Juliana Marcon.

A programação oficial foi sendo ampliada na medida da adesão voluntária de pessoas e entidades souberam das ações programadas. Atividades inusitadas foram desenvolvidas, como é o caso da decoração de árvores e passeios públicos com o logotipo da campanha '"Eu pratico a paz. E você?'", distribuição de mensagens e desenhos elaborados pelas crianças durante as caminhadas, jogos de integração, entre outros. '"O caráter dessas ações, demonstra o entusiasmo e o comprometimento dos diferentes atores sociais envolvidos'", explica.

A programação não seguiu um padrão. Ao contrário, primou pela autonomia de cada Rede de Pacificação Social e das entidades, devendo apenas seguir a organização de, pelo menos, um evento coletivo que integrasse todas as instituições existentes no território; realização de atividades internas nas organizações, abrangendo equipes, usuários e comunidades atendidas, priorização de ações vivenciais para prática da paz e adesão e divulgação da logomarca “Eu Pratico a Paz. E você?”.

O Prefeito Alceu Barbosa Velho ressaltou a importância da paz e destacou os projetos da Prefeitura no incentivo à cultura da paz. '"Você estando em paz, fica tudo mais fácil. A paz em casa, no colégio, nas relações sociais, a paz como um grande dom divino que nós temos, mas que infelizmente precisamos repetir isso todo dia. Precisamos ser homens e mulheres de paz. A Prefeitura desenvolve vários programas e ações que convergem para o mesmo fim. As Redes de Pacificação Social integram o PROMSEP, Lei Nº 7.975, de 27 de agosto de 2015, sendo uma das ações previstas para prevenção e combate à violência e a criminalidade. Criamos também o programa Caxias da Paz, que já tem três núcleos, para evitar que o conflito vá pra justiça, pro judiciário. Chamar os envolvidos para que não levem adiante uma desavença qualquer, que muitas vezes se transforma em tragédia. Estamos formando voluntários da paz, que serão pessoas, voluntários, que se dedicam a pregar a paz. É disso que precisamos'", afirmou. '"Além disso, as famílias precisam andar junto. O pai e a mãe tem que se conscientizar que a educação do filho é de responsabilidade deles e não dos professores. O filho que obedece o pai e a mãe vai ser um bom aluno, vai ser dar bem com o colega, vai ser uma pessoa de bem, com a colaboração da família. Este é o caminho'", disse.

A partir da próxima semana, as 10 Redes de Pacificação iniciam as reuniões de avaliação das atividades e programação das ações para 2017. Através do fortalecimento de vínculos interinstitucionais e do debate das situações de vulnerabilidade para a violência, será elaborado plano de ação para cada território, buscando a prevenção da violência e a promoção da segurança a partir da inclusão social. '"Entre as metas está a criação de Lei Municipal que institua a Semana Municipal da Paz, no período de 21 a 27 de setembro, integrando as ações ao Calendário Oficial do município. Também buscaremos o engajamento de outras instituições da sociedade para programação do ano que vem'", anuncia a coordenadora da Semana da Paz.

A Semana da Paz é realizada neste período devido ao dia 21 de setembro ser o Dia Internacional da Paz, estabelecido através da resolução 36/67 da Assembleia Geral das Nações Unidas em 1981. A data é celebrada anualmente em todo o mundo para o fortalecimento dos ideais de paz, no seio das nações e entre os povos. Tem como objetivo levar as pessoas a sensibilizaram-se para a necessidade da paz no mundo e para promoverem atos que tenham como resultado o fim dos conflitos e a consagração da paz mundial.

Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Caxias

Galeria de imagens
1 de 7 imagens

Foto por JULIANA MARCON

Foto por JULIANA MARCON

Foto por JULIANA MARCON

Foto por JULIANA MARCON

Foto por JULIANA MARCON

Foto por JULIANA MARCON

Foto por JULIANA MARCON