A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Saúde – Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher, em parceria com diversos apoiadores, lançou nesta sexta-feira (30.09) a programação do Outubro Rosa 2016, movimento internacional de luta contra o câncer de mama. Participaram da solenidade o Prefeito Alceu Barbosa Velho, a primeira-dama e coordenadora de Comunicação, Alexandra Baldisserotto, a primeira-dama do Estado e secretária estadual do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, que no ato representou o governador José Ivo Sartori, a secretária municipal da Saúde, Dilma Tessari, demais secretários municipais e o coordenador do Programa Vigimama, Dino De Lorenzi.
O Prefeito Alceu Barbosa Velho agradeceu a todos os parceiros e lembrou do início do Programa Vigimama. “Foi uma sementinha que a Maria Helena Sartori plantou lá em 2007 e que agora é referência. É um projeto humano, que vai de encontro às pessoas, e os números comprovam a evolução que tivemos. Só temos a melhorar cada vez mais”. Emocionado, Alceu destacou o serviço de excelência que é realizado na Saúde de Caxias. “A atenção dada à Saúde aqui em Caxias não existe no Rio Grande do Sul e no Brasil. Com a crise econômica, 5 mil pessoas deixaram os planos de saúde, migraram para o SUS e todos estão sendo atendidos, além de todos os pacientes dos municípios vizinhos que Caxias também presta atendimento. Nosso orçamento na Saúde tinha terminado em agosto e buscamos mais R$ 26 milhões para renovar os contratos com os hospitais e garantir o atendimento. A demanda é grande, mas trabalhamos muito, junto com os profissionais da Saúde, para manter o atendimento a todas as pessoas”.
Para marcar o início das comemorações do 10º ano do Programa Vigimama em Caxias do Sul, que será em 2017, a primeira-dama do Estado e secretária estadual do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, recebeu uma placa por ser a idealizadora do projeto em 2007. “No início, nossa dificuldade era levar as mulheres para fazer as mamografias. Havia disponibilidade mas elas não iam fazer. Por isso agradeço ao Prefeito Alceu, à primeira-dama Alexandra, à secretária Dilma, ao doutor Dino e a todos os parceiros pelo avanço que conseguimos dar nesse programa que é fundamental para as mulheres de Caxias do Sul”.
A secretária da Saúde, Dilma Tessari, salientou o esforço do Prefeito Alceu e da Administração Municipal para investir e fazer da Saúde uma prioridade. “Hoje é um dia de celebração. O Outubro Rosa qualifica a mulher e Caxias do Sul é muito grata a isso. Aqui nós temos um serviço de excelência de radioterapia no SUS e as pessoas são atendidas”. Ela ressalta que a oferta de mamografias na rede pública de saúde antes dos 50 anos é fundamental. “O grande destaque do Vigimama para as mulheres de Caxias do Sul, além do diagnóstico precoce, é o subsídio para a decisão de iniciar a indicação de mamografias aos 40 anos, e não aos 50 anos (dado do Ministério da Saúde), tendo em vista o percentual de 35% de casos diagnosticados na idade entre 40 e 50 anos nas mulheres deste programa”.
O coordenador do Programa Vigimama, Dino De Lorenzi, também foi homenageado com uma placa por ser idealizador do projeto. Ele apresentou alguns números do Vigimama. Destaque para as 13.937 mamografias realizadas em 2015, a redução no tamanho do tumor de 3,3 cm em 2008 para 2,6 cm em 2015 e o tempo de espera entre a mamografia e a consulta especializada (casos confirmados) que em 2012 era de 40 dias e em 2015 foi de 23 dias. “Isso é um êxito e um ganho muito grande. Quanto menor o tamanho do tumor e quanto antes dermos o diagnóstico, melhor será o tratamento”. Ele também ressaltou a redução no número da mortalidade por câncer de mama em 2015 (21 óbitos). “A expectativa para esse ano é reduzir ainda mais o número de mortes. O serviço de oncologia de Caxias é muito bom e isso atrai muitos pacientes de outros municípios também”.
Pelo quarto ano consecutivo, a campanha do Outubro Rosa em Caxias tem como símbolo a tela pintada pelo artista plástico Fábio Balen, com uma releitura da Vênus, a imagem original que identifica o Programa Vigimama. A novidade deste ano para incentivar o diagnostico precoce do câncer de mama é um espelho de bolsa exclusivo que serão oferecidos às mulheres que fizerem e encaminharem suas mamografias na rede municipal de saúde. A confecção do mimo teve o apoio da DGSUL Concessionárias Chevrolet e da Construfácil Incorporadora e Urbanizadora.
Entre as atividades programadas estão a iluminação cor-de-rosa no Centro Administrativo, no PA 24h, no Arquivo Histórico Municipal e no Monumento Nacional ao Imigrante, e a abertura das Unidades Básicas de Saúde no dia 8 de outubro, das 9h30min às 16h, para solicitação de mamografia e coleta de exame citopatológico. Estarão abertas as UBSs Ana Rech, Bela Vista, Belo Horizonte, Campos da Serra, Centro de Saúde, Cinquentenário, Desvio Rizzo, Diamantino, Eldorado, Esplanada, Fátima Alta, Fazenda Souza, Galópolis, Madureira, Mariani, Parque Oásis, Pioneiro, Planalto, Planalto Rio Branco, Reolon, Rio Branco, Salgado Filho, Santa Fé, Santa Lúcia/Cohab, São Caetano, São Leopoldo, São Vicente, São Vitor/Cohab, Século XX, Serrano, Tijuca, Vila Ipê e Villa Lobos. A programação completa do Outubro Rosa está disponível no site www.caxias.rs.gov.br.
Programa Vigimama
O Município desenvolve, desde 2007, o Programa Municipal de Vigilância e Detecção Precoce do Câncer de Mama (Programa Vigimama). Desde a implantação, o Vigimama já avaliou 986 casos suspeitos. Destes, 385 foram confirmados como câncer de mama por meio de biópsia, um percentual de 39%, e ocorreram 63 óbitos neste grupo.
Outro indicador do Vigimama revela que 35% das mulheres cadastradas no Programa e diagnosticadas com a doença tinham menos de 50 anos. Já 49,1% tinham entre 50 e 69 anos e 15,8% mais de 70 anos.
Os dados do Programa apontam ainda que houve redução do tamanho do tumor entre os anos de 2008 e 2015. Enquanto em 2008 o tamanho do tumor ao ser diagnosticado era de 3,3 centímetros, em 2015 o tamanho do tumor passou para 2,6 centímetros.
Mortalidade por câncer de mama em Caxias do Sul
Conforme levantamento da Secretaria da Saúde, houve redução do número de óbitos por câncer de mama entre os anos de 2014 e 2015. Enquanto em 2014 foram registradas 58 mortes, em 2015 foram 44 óbitos em decorrência da doença, uma redução de 24%.
Patrocinadores 2016
DGSUL Concessionárias Chevrolet, Unimed Nordeste Medicina Preventiva e Construfácil Incorporadora e Urbanizadora.
Apoiadores 2016
Coordenadoria de Comunicação (Gabinete do Prefeito), Secretaria Municipal da Saúde, Coordenadoria da Mulher - Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Setor de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos e Comunicação Interna da Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística.
AAPECAN, ACMCS, Banco de Perucas, Câmara de Vereadores, CAPC, Centro Universitário FSG, CIC, Círculo Operário Caxiense, Colégio Murialdo, Colégio São José, Esporte Clube Juventude, Hospital Geral, Hospital Pompéia, Hospital Virvi Ramos, Instituto De Vita, IPAM, Liga Feminina de Combate ao Câncer de Caxias, Casa Magnabosco, Maria Santa Acessórios, S.E.R. Caxias, Shopping Iguatemi, Shopping San Pelegrino, SSI Saúde, UNACON Hospital Geral, Unimed Nordeste RS, Unisinos Universidade de Caxias do Sul e Vero Dellaudo.
História do Outubro Rosa
O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados realizavam ações isoladas referentes ao câncer de mama. Após aprovação no Congresso Americano, o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. A história do Outubro Rosa remonta a última década do século XX, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York.
Em 1997, entidades americanas começaram a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominado Outubro Rosa. Todas as ações são direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população, inicialmente as cidades se enfeitavam com laços rosas, principalmente nos locais públicos. A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes e teatros surgiu posteriormente, sem data definida. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa fosse expandido e que pudesse ser replicado, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Caxias
Foto por ÍCARO DE CAMPOS
Foto por ÍCARO DE CAMPOS
Foto por ÍCARO DE CAMPOS
Foto por ÍCARO DE CAMPOS
Foto por ÍCARO DE CAMPOS
Foto por ÍCARO DE CAMPOS
Foto por ÍCARO DE CAMPOS
Foto por ÍCARO DE CAMPOS
Foto por ÍCARO DE CAMPOS
Foto por ÍCARO DE CAMPOS
Foto por ÍCARO DE CAMPOS