1. Início
  2. Notícias
  3. 2016
  4. Setembro

Prefeito participa da abertura do IV Seminário de Saúde Ambiental da Funasa em Caxias do Sul

Publicada dia

O Prefeito Alceu Barbosa Velho participou, na manhã desta segunda-feira (26/09), da abertura do IV Seminário de Saúde Ambiental da Fundação Nacional de Saúde, que está sendo promovido pela Funasa, por meio do Departamento de Saúde Ambiental (Desam), no Intercity Hotel, em Caxias do Sul.

O evento, que conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, do SAMAE e da CODECA, é uma oportunidade para a capacitação e a discussão de temas referentes às atividades desenvolvidas pela Fundação com foco na Saúde Ambiental. O IV Seminário possibilita por meio de apresentação oral, debates e apresentação de trabalhos o aprofundamento sobre o tema e o compartilhamento de experiências exitosas em Saúde Ambiental.

Na mesa de abertura, estavam presentes além do Prefeito Alceu, o diretor do Departamento de Saúde Ambiental/Funasa, Rodrigo Sérgio Dias, o diretor do Departamento de Administração/Funasa, Thiago Martins Milhim, o diretor do Departamento de Engenharia de Saúde Pública/Funasa, Leonardo Rodrigues Tavares e a superintendente estadual da Funasa (SUEST/RS), Karla Viviane Silveira da Silva. Como relatores, participaram Gilza Vidal de Negreiros da SUEST/RN e Antonio Carlos Batalini do Desam/Funasa.

Em sua explanação, o Prefeito Alceu apresentou o trabalho promovido pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e enumerou as ações na área ambiental realizadas pelo Município. '"Fomos pioneiros no país a oferecer ajuda de forma gratuita aos nossos produtores para o preenchimento do CAR.Tanto que o nosso trabalho virou documentário e serve de referência para outros municípios do Brasil. Isto acontece porque aqui em Caxias, a Secretaria do Meio Ambiente trabalha junto com a Secretaria da Agricultura, que trabalha junto com a CODECA e com o SAMAE. Água, esgoto, resíduos sólidos e toda a questão da natureza. Somos referência também no programa Água Limpa da Secretaria da Agricultura, pelo qual recebemos vários prêmios nacionais, o tratamento das estações, área de preservação, bacia de captação de água. Caxias é uma cidade que não tem problemas de abastecimento de água. Temos aqui duas grandes barragens, cada uma com 33 bilhões de litros de água, sendo que esta última que construímos, o Marrecas, estamos usando apenas de 10 a 20% de sua capacidade. Então temos água para os próximos 50 anos. Na questão dos resíduos, temos uma área de mais de 270 hectares de aterro sanitário com todos os requisitos exigidos por lei, não precisamos nos preocupar pelos próximos 30 anos'", contou. Alceu ainda informou sobre a Reserva Parque dos Pinhais como santuário ecológico e o Ecoparque, o primeiro parque urbano da cidade e o 4º do país, já em construção, junto ao Jardim Botânico.

Na programação do Seminário da Funasa, nesta quarta-feira (28), acontece a 3ª Mostra de Experiências Exitosas em Saúde Ambiental, tendo como tema central “Saúde Ambiental: Territórios saudáveis e sustentáveis“. Cases municipais como a coleta e destinação de resíduos pela CODECA também serão apresentados. O encontro em Caxias do Sul encerra na quinta-feira, dia 29.

Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Caxias

Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Foto por ÍCARO DE CAMPOS

Foto por ÍCARO DE CAMPOS

Foto por ÍCARO DE CAMPOS

Foto por ÍCARO DE CAMPOS