1. Início
  2. Notícias
  3. 2016
  4. Outubro

Inicia nesta terça-feira a Campanha de Vacinação de Reforço contra a Febre Aftosa no RS

Publicada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), informa que a Campanha de Vacinação de Reforço contra a Febre Aftosa inicia nesta terça-feira (01/11) em todo Rio Grande do Sul para bovinos e búfalos de zero a 24 meses de idade.

Segundo a Inspetoria Veterinária para receber a vacina doada pelo Estado, o produtor deve ter a DAP do Pronaf ativa, possuir o rebanho com até 10 cabeças, ter vacinado os animais na última etapa vacinal e pago as multas emitidas pela Inspetoria Veterinária.

1) Os criadores que tem direito a vacina doada pelo Estado poderão retirar os frascos de vacina na Inspetoria Veterinária, até que exista estoque, em todo o mês de novembro. A aplicação da vacina será de

responsabilidade do proprietário dos animais. Apresentar caixa de isopor com gelo para transportar os frascos de vacina até a propriedade.

2) Os criadores que compram vacinas deverão passar nas agropecuárias credenciadas, durante o mês de novembro, para adquirirem a vacina e, depois, passar na Inspetoria Veterinária para apresentar a nota fiscal de compra da vacina, onde constará o nome dos produtores que utilizarão a vacina deste frasco para imunizarem seus animais. O prazo final para apresentar a nota fiscal é o dia 07de dezembro de 2016. O transporte da vacina deverá ser em caixas de isopor com gelo. Todos os produtores deverão aplicar a vacina em seus animais no prazo de cinco dias após a aquisição da vacina, ou por compra ou por doação.

As propriedades rurais que venderão bovinos em novembro terão a liberação para a emissão de GTAs apenas após a comprovação da vacinação de seu rebanho. '"Lembramos que os terneiros com uma aplicação

de vacina esperarão 15 dias para transitarem; os terneiros que tem a segunda vacinação esperarão sete dias e os que possuem três aplicações de vacina poderão transitar a qualquer momento. Animais destinados ao abate, durante o mês de novembro, ficam dispensados da obrigatoriedade da vacinação'", explica a Chefe da Inspetoria, a médica veterinária Luiza Virginia Caon.

A Inspetoria Veterinária está à disposição para esclarecer dúvidas dos produtores rurais caxienses na Avenida Vindima, 1855, próximo ao Parque dos Macaquinhos. Os telefones são 3209.8051ou 3209.8082.

Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Caxias