1. Início
  2. Notícias
  3. 2016
  4. Novembro

Procon Caxias registra mais de 44 mil atendimentos em quatro anos

Publicada dia

O Procon Municipal de Caxias do Sul registrou, no período de 2013 a 2016, conforme dados do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SINDEC), mais de 44 mil atendimentos, sendo que, mais de um terço desse total foi resolvido na hora. Os atendimentos ao consumidor foram reformulados e agilizados por meio de agendamentos e da utilização do sistema eletrônico de Carta de Investigação Preliminar (CIP).

A implantação desse método, em 2014, possibilitou a grande parte dos consumidores resolver seus problemas diretamente no atendimento preliminar. “Os números são apenas uma parte da realidade, muitas pessoas que não nos procuram também têm necessidades,” explica o coordenador Dagoberto Machado dos Santos.

De acordo com o coordenador, o perfil dos consumidores muda conforme as suas necessidades, especialmente neste ano de crise. “O Procon é um laboratório de demandas da sociedade,” afirma. '"Prova disso é que há algum tempo a área de assuntos mais reclamada era a financeira e, hoje são os serviços essenciais e os produtos. Isso significa que, no cenário econômico atual, grande parte das pessoas está optando por consertar seus produtos e não mais comprar'", informa.

Santos avalia de forma positiva os últimos quatro anos do órgão. “Tivemos uma participação importante da população, que soube entender o papel do Procon. Conseguimos nos comunicar com a comunidade e entidades. Também contamos com o apoio das mídias, que auxiliaram na divulgação da nossa importância. A comunicação conseguiu englobar a sociedade como um todo e ter um feedback”. Além disso, o coordenador destaca que cabe ao Procon absorver as iniciativas sociais, ouvir e entender a comunidade, como forma de construção da cidadania.

Nos últimos anos foram realizadas pelo Procon Caxias diversas atividades como palestras, seminários, lançamentos de livros da série “Relações de Consumo”, I e II Simpósio sobre Direitos e Deveres do Consumidor, entre outros. Também houve uma preocupação com os pequenos consumidores. Como exemplo, em 2015, foi lançado o DVD '"Consumindo com responsabilidade desde cedo'", em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SMED).

O Procon Caxias foi criado em maio de 2004 pela Lei Municipal n° 6.232 e desde então atua como conciliador de conflitos nas relações de consumo. Com o passar dos anos surgiram novas propostas e melhorias, mas, sempre com o intuito de esclarecer os consumidores, de todas as faixas etárias, sobre os seus direitos e deveres.

PROCON Caxias - 2013/2016

•Total de atendimentos: 44.020

• Atendimentos resolvidos na hora: 13.544 (esse número teve grande aumento com a utilização da CIP Eletrônica)

• Assuntos mais reclamados: Telefonia celular e fixa, TV por assinatura, contratos, bancos e cartão de crédito

• Principais problemas: Cobrança indevida/abusiva, contratos, vício de qualidade e serviços não fornecidos

Assessoria de Imprensa - PROCON Caxias