A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), informa que de 2013 a 2016 foram realizadas 9.052 edições das feiras, entre as Feiras do Agricultor, Ponto de Safra, Vinho da Estação, Vinho Semana Santa, Ecológica, do Peixe Vivo e Balcão da Agroindústria. O Programa de Comercialização da SMAPA tem o objetivo de promover e oportunizar aos produtores a venda direta aos consumidores estabelecendo um elo de relação de valorização e confiança.
A Feira do Agricultor iniciou em 1979 e atualmente conta com 156 produtores cadastrados. A feira ocorre em 36 locais diferentes, cinco dias semanalmente. Já o Ponto de Safra, com o formato de comercialização de cada sacola por R$ 2 ao quilo, acontece nas sextas-feiras, das 5h30min às 16h, em três endereços: na rua Treze de Maio, entre a rua Sinimbu e Av. Júlio de Castilhos; rua Moreira César, entre as ruas Os 18 do Forte e Sinimbu; e na rua Bento Gonçalves, entre as ruas Dr. Montaury e Marquês do Herval. As feiras do Peixe Vivo, do Vinho na Semana Santa e do Vinho na Praça acontecem anualmente.
A novidade da gestão do Prefeito Alceu Barbosa Velho foi a inauguração da Praça das Feiras, no bairro São Pelegrino, para abrigar feiras como a do Agricultor, a Feira do Livro, de Artesanato, entre outras atividades. O espaço foi entregue à comunidade em julho deste ano. A recuperação urbanística da Estação Férrea, no trecho entre a Av. Rio Branco e a rua Feijó Júnior, criou um novo espaço de lazer e de realização de atividades do Município. A área total de 7,6 mil m² tem ciclovia, iluminação, paisagismo com arborização e ajardinamento e o mobiliário urbano composto por bancos, floreiras e lixeiras, entre outros elementos. O investimento do Município na obra foi na ordem de R$ 1,3 milhão.
Assessoria de Imprensa - SMAPA
Foto por ÍCARO DE CAMPOS
Foto por ÍCARO DE CAMPOS