1. Início
  2. Notícias
  3. 2016
  4. Dezembro

Educação para o Turismo envolve 1,8 mil jovens em 2016

Publicada dia

Após mais um ano de trabalho desenvolvido com a comunidade escolar, o projeto Educação para o Turismo da Secretaria Municipal do Turismo concluiu a agenda de ações programadas para 2016 com cerca de 1,8 mil crianças atendidas e mais de 40 instituições de ensino contempladas na região. A última edição, no dia 14 de dezembro, contou com a participação de 56 alunos da Escola Municipal Zélia Rodrigues Furtado, que tiveram a oportunidade de realizar um tour guiado pelos principais atrativos urbanos da cidade.

Segundo a coordenadora da ação, Renata Costa, a iniciativa da SEMTUR é uma forma de aproximar os jovens das heranças culturais que integram a história do Município, por meio de uma experiência de cunho lúdico-educativo. “O enfoque principal do projeto é prestar suporte aos professores que já trabalham com a identidade do Município dentro da sala de aula, mas também gerar o sentimento de pertencimento nas novas gerações para que elas realmente conheçam a cidade onde vivem. Através desse roteiro, nós permitimos aos estudantes ver de perto as peças que contam nossa própria história”, explica.

No roteiro, que mescla o passado e presente da cidade através da visita a pontos de importância histórica, arquitetônica e cultural, os participantes entram em contato com o que aprenderam na teoria, facilitando ainda mais o aprendizado e instigando a curiosidade. A primeira parada é no Monumento Nacional ao Imigrante, seguindo do Museu Ambiência Casa de Pedra, dois dos principais acervos relativos à cultura italiana. Logo após, os jovens são convidados a contemplar a grande potência que a cidade se tornou com o passar dos anos ao visitar o Memorial Atelier Zambelli e a obra Jesus Terceiro Milênio. O encerramento do tour fica por conta de um piquenique em frente às Réplicas do Parque da Festa da Uva.

Para a diretora Marizete Eliza Ferrazza Raimann, que recepcionou a última turma do Educação para o Turismo deste ano no Memorial Atelier Zambelli, acolher estas crianças num ambiente de cultura, instrução e arte pode promover o interesse da futura geração de adultos por este segmento, além de estimular neles a busca por um maior contato com os itens simbólicos da própria cidade. “Dialogar com estes jovens sobre a história da cidade é ensiná-los que Caxias tem um passado e um presente marcados pelo trabalho árduo, a luta constante e a mistura entre culturas e que o futuro dela depende das pessoas que eles vão ser. É preciso introduzir estes meninos e meninas em um cenário onde eles se reconheçam como sendo parte, desenvolvendo o interesse deles pelo que é ser caxiense, mas isso precisa ser firmado por uma linguagem que eles entendam”, conta.

Idealizado como uma política-pública, o Educação para o Turismo da SEMTUR foi implantado em 2014. Ao todo, foram cerca de 3,6 mil estudantes de 4º ano beneficiados, em ações que atenderam instituições de ensino público e privado da região em mais de 100 edições.

Assessoria de Imprensa - SEMTUR

Galeria de imagens
1 de 10 imagens

Foto por NELICE DE NALLE

Foto por NELICE DE NALLE

Foto por NELICE DE NALLE

Foto por NELICE DE NALLE

Foto por NELICE DE NALLE

Foto por NELICE DE NALLE

Foto por NELICE DE NALLE

Foto por NELICE DE NALLE

Foto por NELICE DE NALLE

Foto por NELICE DE NALLE