1. Início
  2. Notícias
  3. 2016
  4. Dezembro

Em novo endereço, Escola Infantil Criança Feliz passa a se chamar Professora Maria do Carmo Ioppi

Publicada dia

O Prefeito Alceu Barbosa Velho descerrou na tarde desta quinta-feira (22/12) a placa denominando a Escola Infantil Criança Feliz de Escola Infantil Professora Maria do Carmo Ioppi. Em novo endereço, agora no bairro São José, a escolinha passa a ser administrada pelo Centro Filantrópico de Assistência Social Charles Simon Lundgren.

A Escola Infantil Criança Feliz funcionava no bairro Fátima Baixo desde 2014, mantida pela Associação Criança Feliz. O prédio alagava com frequência a cada chuva, colocando em risco as crianças e professores. Na rua Fortunato Mosele, nº 2446, bairro São José, a nova casa é ampla e segura para atender as 67 crianças de zero a cinco anos.

Em nome dos amigos, o professor Ivo Adamatti lembrou da trajetória de Maria do Carmo na área da Educação. '"Mesmo depois de aposentada, ela sempre vibrava com os acontecimentos da comunidade. Na ativa, era muito dedicada à Educação e seu nome para esta escola é uma bênção. Diz o ditado que, na vida, há dois pontos: o de partida e o de chegada e o que vale é o que fizemos entre eles. Daqui não levamos nada, mas deixamos coisas boas. A professora Maria do Carmo não teve filhos, seus filhos foram os seus alunos, tanto era a sua dedicação como professora'", contou.

O juiz Sérgio Augustin, sobrinho da homenageada, falou em nome da família. '"Destaco a importância da Educação, afinal são estas crianças que serão o futuro do nosso país. Fico feliz em ver o nome dela em uma escola infantil, pois aqui é a base. Agradeço a homenagem'".

A secretária da Educação contou que foi uma das alunas da professora Maria do Carmo. '"Ela se preocupava demais com os seus alunos, mas como pessoas. Ela era muito humana. Vou contar uma passagem, que ninguém até hoje soube. Eu, com um filho pequeno, estava alugando uma casa e precisava de um fiador. Isso em 1983. E não tinha ninguém, o que me deixou preocupada. No final de uma de suas aulas, a professora Maria do Carmo me chamou e perguntou o que estava acontecendo. Eu contei. Ela foi minha fiadora e sou grata a ela por isso sempre'", lembrou Marléa Ramos Alves.

O Prefeito Alceu chamou atenção para a forte chuva que caiu no momento da homenagem. '"Acho que lá do céu ela disse, vamos mandar essa chuva para todos lembrarem como era o antigo prédio da escola. Por isso a importância desta cerimônia no final do nosso governo. Pelo local seguro que estamos e pela professora Maria do Carmo. Construímos um piscinão no Fátima Baixo pelos constantes alagamentos que a escola e moradores do entorno sofriam sempre. Não vai mais acontecer. Agora, aqui, nesta nova casa, estão todos seguros e esta chuvarada veio brindar a isso'", disse. Alceu também agradeceu ao Centro Filantrópico Charles Simon Lundgren que assume a décima escola infantil do município.

A professora Maria do Carmo Ioppi faleceu em 24 de janeiro deste ano aos 88 anos, em decorrência de causas naturais. Por 30 anos, foi inspetora de ensino da Secretaria Estadual de Educação. Na Universidade de Caxias do Sul (UCS), atuou como professora e coordenadora do curso de Pedagogia e do antigo Esquema I. Participou ainda da estruturação do Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul (Cetec), uma escola de Ensino Médio mantida pela universidade. Ela sempre foi muito querida pelos alunos, tendo sido, por diversas vezes, paraninfa de formatura e professora homenageada. A ótima relação que tinha com os estudantes se manteve até mesmo depois de aposentada. Maria recebia a visita dos ex-alunos com frequência, além de participar de encontros anuais. Filha de Fausto Ioppi e Leontina Scherer Ioppi, ela nasceu em Putinga, no Vale do Taquari.

Também participaram da homenagem a primeira-dama do Município, Alexandra Baldisserotto, o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Manoel Marrachinho, o representante do Centro Filantrópico Charles Lundgren, Nelson Dutra, a presidente do Instituto Elisabetha Randon, Maurien Randon e familiares e amigos da professora Maria do Carmo. A coordenadora da escola, Rafaela Vieira Maciel recepcionou a todos.

Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Caxias

Galeria de imagens
1 de 8 imagens

Foto por ÍCARO DE CAMPOS

Foto por ÍCARO DE CAMPOS

Foto por ÍCARO DE CAMPOS

Foto por ÍCARO DE CAMPOS

Foto por ÍCARO DE CAMPOS

Foto por ÍCARO DE CAMPOS

Foto por ÍCARO DE CAMPOS

Foto por ÍCARO DE CAMPOS