1. Início
  2. Notícias
  3. 2016
  4. Dezembro

Prefeitura capacita estagiários para melhor atender turistas em busca de atrativos do interior

Publicada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria do Turismo (SEMTUR), promoveu nesta sexta-feira (16/12) mais uma capacitação visando qualificar os atendentes dos Centros de Atenção ao Turista (CATs) da cidade. Na oportunidade, os jovens, que integram a nova equipe de estagiários, percorreram alguns trechos dos roteiros turísticos de interior, coletando informações sobre o horário de funcionamento dos estabelecimentos, histórico da região e atrativos que podem ser visitados ao longo do percurso.

Segundo a coordenadora responsável pelos estagiários da SEMTUR, Susana Moreira, o intuito da atividade é auxiliar os atendentes na orientação aos visitantes em busca de opções para aproveitar a estadia na cidade. “Propiciamos aos jovens que trabalham diretamente com o turista esta espécie de suporte para que eles possam falar com maior propriedade sobre as belezas e cartões postais da região, a partir de vivências e experiências que eles próprios tiveram. É importante investir neste tipo de treinamento para que eles se tornem completamente aptos a auxiliar quem procura os CATs não apenas no que diz respeito a endereços, rotas de acesso e opções disponíveis, mas também para que seja possível prestar um atendimento personalizado e de acordo com o perfil do visitante interessado”, explica.

A primeira parada do grupo ocorreu nos Vinhos Zanrosso, onde foi possível aprender sobre a produção da bebida e a colheita da uva, além da história desta que é uma das vinícolas familiares mais tradicionais da Serra Gaúcha. Em seguida, na Cantina Tonet, bastante conhecida entre os turistas graças à gastronomia típica e variedade de produtos.

Seguindo o roteiro Caminhos da Colônia, que inclui em seu trajeto pontos também de Flores da Cunha, os estagiários conheceram o Orquidário Tradição, famoso pela grande diversidade de espécies de orquídeas vindas de diferentes partes do mundo. No local, foi possível conversar com o proprietário e presidente da rota, Carlos Eduardo Simonetto.

Na sequência, a capacitação direcionou-se ao distrito de Fazenda Souza, onde esta sendo implantando o roteiro em homenagem ao Padre João Schiavo. Esta visita foi o primeiro contato direto dos jovens com alguns atrativos do que será o mais novo tour religioso da região, e contemplou o memorial dedicado ao venerável, além da igreja onde se encontra seu túmulo.

Em Santa Lucia do Piaí, a equipe conheceu o Parque Água Azul, local considerado sagrado no qual foi morto o introdutor do gado no Estado e sacerdote jesuíta Cristóvão de Mendoza. Outro local também contemplado com a visita foi o Camping do Grutão, cartão postal do roteiro Caminhos do Interior que exalta a beleza natural da região através de suas trilhas e a cascata de 50m de altura ao fim do percurso.

Bastante procurado pelos turistas, seja através de contato telefônico ou em um Centro de Atenção ao Turista, o penúltimo ponto visitado foi o Barlavento Morangos Hidropônicos e a Hospedaria Rio do Vento, propriedades localizadas em Ana Rech. Lá os atendentes puderam elucidar dúvidas frequentes dos turistas e conhecer toda a estrutura, desde as estufas de produção da fruta até as instalações disponíveis para os hóspedes.

Encerrando as atividades, houve ainda uma breve passagem pelo Castelo Chateau Lacave, também procurado pelos que chegam à cidade com frequência.

Assessoria de Imprensa - SEMTUR

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por SUSANA MOREIRA

Foto por SUSANA MOREIRA