A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SMED) – Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (CIPAVE), informa o balanço das ações do programa em 2016. Durante o ano, 830 atividades que envolveram 45.627 pessoas foram realizadas nos diversos eixos que o programa contempla.
Nos últimos quatro anos, 137.628 pessoas foram atendidas. E, nos nove anos que o CIPAVE está em atividade, este número chega a 291.498 pessoas. Entre as principais ações destaca-se a diminuição de 57,19% nos índices de ocorrências registradas pelas escolas. Em 2016 este número é de 19,93% em relação a 2015.
Durante este tempo, o programa CIPAVE agregou às atividades já realizadas outras parcerias com diversas instituições, entre elas o Instituto Elisabetha Randon, Fazer o Bem no Dia 24, Valorizar o Civismo é Legal da Lida de Defesa Nacional, Cuidar da Vida do CFC São Cristóvão e Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Projeto Lanterninha da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e com a Justiça Restaurativa, sempre com o propósito de levar aos estudantes orientações de como eles devem ser propagadores de boas práticas para o bem comum.
Criado em 2007 com uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Segurança Pública e Proteção Social, iniciou com uma escola piloto e em 2008 foi implantado em toda a Rede Municipal de Ensino. Desde então tem conquistado avanços, méritos e prêmios, como o Prêmio Gestor Público Municipal em 2011, foi copiado por outras cidades e se tornou-se Lei Estadual com base no que foi implantado em Caxias do Sul.
Objetivando diagnosticar a vulnerabilidade no âmbito escolar, planejando ações que visam a resolução de problemas de forma viável e eficaz com atuação na comunidade escolas, com atividades diferenciadas de educação e prevenção, buscando tornar o ambiente escolar mais seguro, o programa conta atualmente com todos os órgão de segurança do município atuando com os alunos, pais, professores e funcionários com diversas palestras nos seguintes eixos de atuação: Prevenção ao Uso de Drogas – Polícia Federal e Polícia Civil; Prevenção de Incêndios e Primeiros Socorros – 5º Comando Regional de Bombeiros; Conservação do Patrimônio Público – Guarda Municipal; Prevenção a Violência Escolar – 12º Batalhão de Polícia Militar e Prevenção de Acidentes no Trânsito – Polícia Rodoviária Federal e Escola Pública de Trânsito.
Assessoria de Imprensa - SMED
Foto por CRISTIANO SOARES LEMOS
Foto por CRISTIANO SOARES LEMOS
Foto por CRISTIANO SOARES LEMOS
Foto por CRISTIANO SOARES LEMOS