A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Cultura e da Subprefeitura de Vila Cristina, entregou à comunidade nesta quarta-feira (28/12) o espaço cultural História & Memória de Vila Cristina.
O espaço ocupa edificação histórica pertencente ao Município (próxima à sede da Subprefeitura e UBS) que foi restaurada graças ao primeiro Termo de Ajustamento de Conduta para reparação de dano ao Patrimônio Histórico, firmado entre o Município e a empresa Office Administradora de Imóveis Ltda em 2013.
Além do restauro da edificação em enxaimel, construída nos idos de 1860 pelo imigrante alemão Carl Reisner e cujo último morador foi Ernesto Nienow, de saudosa memória entre os moradores da localidade, serão lançadas duas publicações: '"Retalhos de nossas origens'", de Elenita Schmitt Witt, sobre vivências nas localidades de Barros Pimentel, Faria Lemos e Sertória Alta; e '"Vila Cristina História & Memória'", de Germano Noll e Liliana A. Henrichs, abordando as origens e desenvolvimento da localidade; memórias de moradores; a singularidade da arquitetura; e aspectos do restauro.
No espaço interno da antiga residência Reisner/Nienow, inscrita no Livro Tombo como Patrimônio Histórico, painéis ilustrativos ficarão acessíveis ao público, sintetizando aspectos relevantes de Vila Cristina e de sua gente.
Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Caxias
Foto por DIVULGAÇÃO/CULTURA
Foto por DIVULGAÇÃO/CULTURA
Foto por DIVULGAÇÃO/CULTURA
Foto por DIVULGAÇÃO/CULTURA