1. Início
  2. Notícias
  3. 2016
  4. Dezembro

Prefeitura sinaliza roteiro turístico Caminhos do Padre João Schiavo

Publicada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria do Turismo (SEMTUR) e da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), está sinalizando o roteiro turístico Caminhos do Padre João Schiavo.

Estão sendo instaladas dois tipos de placas, todas na cor marrom (cor internacional da sinalização turística): quatro grandes do tipo '"bandeira'" com informações da rota e quilometragem do roteiro em Conceição da Linha Feijó, Galópolis, Caravaggio da 6ª Légua e Ana Rech; e 42 menores com informações sobre distâncias e indicações de localidades com setas. A sinalização deve estar pronta até o final desta semana.

A lei que cria o Caminhos do Padre João Schiavo, proposta pelo vereador Gustavo Toigo e sancionada pelo Prefeito Alceu Barbosa Velho, visa fomentar as atividades turísticas ligadas ao segmento religioso da região, contribuindo para o fortalecimento econômico e atraindo visitantes para a Serra Gaúcha. Com cerca de 55 km, o trajeto inclui locais onde o Padre João Schiavo viveu e trabalhou em prol da comunidade, como as localidades de Conceição da Linha Feijó, Galópolis, Nossa Senhora de Caravaggio da 6ª Légua e Ana Rech. Ao fim do percurso, é possível visitar ainda o túmulo e o memorial do religioso, em Fazenda Souza.

Beatificação: O milagre do Padre João Schiavo é a história do aposentado Juvelino Cara. Em 1997, o aposentado sofreu uma isquemia intestinal, com a paralisação dos intestinos, doença que normalmente leva a morte. A esposa Lourdes pediu com fé a intercessão do Padre Schiavo pela saúde do marido. Juvelino passou por cirurgia e sobreviveu, recuperando sua saúde. No início de dezembro deste ano, o Papa Francisco autorizou a Congregação das Causas dos Santos a promulgar o Decreto de Reconhecimento do Milagre pela intercessão do Venerável Servo de Deus Pe. João Schiavo, Josefino de Murialdo, italiano que viveu na Serra Gaúcha de 1931 a 1967 e realizou inúmeras obras relacionadas à educação, obras sociais e formação religiosa. A solenidade de Beatificação será realizada em Caxias do Sul possivelmente em outubro de 2017.

Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Caxias

Foto por DIVULGAÇÃO SMTTM