1. Início
  2. Notícias
  3. 2016
  4. Dezembro

Restaurante Comunitário: renovado o convênio entre Prefeitura, parceiros e empresa Intral

Publicada dia

O Prefeito Alceu Barbosa Velho assinou nesta sexta-feira (28/12) a renovação do termo de convênio entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, a Fundação Caxias e a Intral S/A - Indústria de Materiais Elétricos, em benefício do Restaurante Comunitário da cidade. O Projeto Restaurante Comunitário é desenvolvido pela Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Coordenadoria de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social.

Participaram da solenidade o secretário estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social do RS, José Antônio Junior Frozza Paladini, que no ato representou o Governador José Ivo Sartori, o Chefe de Gabinete da Prefeitura, Paulo Dahmer, o secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social, José Francisco Barden da Rosa, e demais secretários municipais, o presidente da Fundação Caxias, Paulo Poletto, e o representante da empresa Intral, Vilson Rech.

O Prefeito Alceu Barbosa Velho agradeceu a todos e ressaltou que a área social sempre foi prioridade na sua Administração. “O nosso governo sempre foi voltado para o social, para ir ao encontro daqueles que mais precisam, e isso é muito bom. Nossa preocupação sempre foi cuidar das pessoas e trabalhamos muito para isso, com convênios e parcerias importantes. Prova disso é que estamos encerrando o governo renovando um convênio na área social e ajudando as pessoas carentes. Por isso, muito obrigado a todos pelo apoio e pela parceria”.

O secretário estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social do RS, José Antônio Junior Frozza Paladini, que no ato representou o Governador José Ivo Sartori, agradeceu ao Prefeito Alceu e à empresa Intral pela parceria. “Fiz questão de vir reafirmar o nosso compromisso com a cidade de Caxias do Sul e com as boas políticas. Caxias é o que é porque investe muito no social e isso demonstra a preocupação da atual Administração em cuidar das pessoas. Parabéns pela iniciativa do Projeto Restaurante Comunitário”.

O presidente da Fundação Caxias, Paulo Poletto, destacou a importância dos programas sociais do Município. “Esse auxílio vem para amenizar inúmeras pessoas que passam dificuldades. É fruto dessas parcerias que a gente consegue construir algo para a sociedade e uma cidade cada vez melhor. Temos que continuar valorizando esses programas sociais, pois eles ajudam as pessoas que mais precisam. A cidade não pode deixar de lado. Esperamos que as coisas boas continuem”.

O representante da empresa Intral, Vilson Rech, falou das dificuldades financeiras, mas salientou que ajudar a área social é muito importante. “Nossa colaboração é para ajudar as pessoas carentes e para o desenvolvimento da cidade. Em tempos difíceis, fizemos um esforço para continuar ajudando e isso é muito importante”.

No convênio, pela Lei da Solidariedade (Leis Estaduais nº 11.853, de 29 de novembro de 2002, nº 12.761, de 10 de agosto de 2007, e nº 13.924 de 19 de janeiro de 2012), que estimula a colaboração entre empresas, organizações da sociedade civil e a administração pública para o desenvolvimento de projetos sociais mediante utilização de incentivo fiscal, a Intral repassa recursos para o custeio de parte das refeições servidas no Restaurante Comunitário. São mais de R$ 54 mil repassados à Fundação Caxias, que administra os recursos. A empresa Intral é responsável pelo custeio de 110 das 820 refeições servidas no Restaurante Comunitário diariamente.

Em Caxias do Sul, além do Restaurante Comunitário (localizado na rua Vinte de Setembro), a Prefeitura disponibiliza cinco Cozinhas Comunitárias: Mariani, Tijuca, Canyon, Esplanada e Villa Lobos. O Banco de Alimentos atende 99 instituições e distribui mais de 70 mil quilos de alimento por mês, oportunizando que 12 mil pessoas tenham uma refeição adequada diariamente. O Banco de Refeições Coletivas (Prato Solidário), criado com a parceria de empresas, recebe o excedente de alimentos e distribui às entidades cadastradas (aproximadamente 550 refeições diárias). Já as Hortas Comunitárias atendem 70 famílias com a produção de alimentos para o próprio consumo e a geração de renda.

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Caxias

Galeria de imagens
1 de 9 imagens

Foto por RAFAEL LOPES

Foto por RAFAEL LOPES

Foto por RAFAEL LOPES

Foto por RAFAEL LOPES

Foto por RAFAEL LOPES

Foto por RAFAEL LOPES

Foto por RAFAEL LOPES

Foto por RAFAEL LOPES

Foto por RAFAEL LOPES