A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), fecha o ano de 2016 com cerca de 439 km de redes coletoras de esgoto do tipo separador absoluto em operação.
Somente neste ano, foram implantados mais de 13 km pelo SAMAE. Em loteamentos, onde a responsabilidade de implantação deste tipo de rede é do urbanizador, foram implantados cerca de 23 km.
De acordo com o Gerente de Redes de Esgoto, André Krumenauer, o SAMAE vem continuamente ampliando a malha de redes de esgoto do tipo separador absoluto, realizando obras em locais estratégicos, com o menor impacto possível à população. “Trabalhamos fortemente no planejamento, coordenação e fiscalização, para agilizar os serviços em vias de grande fluxo”, afirma.
As redes do tipo separador absoluto são específicas para o encaminhamento de efluentes domésticos às Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). A tubulação recebe resíduos oriundos de pias, áreas de serviço e banheiros. Já águas de pátios, calhas e ralos devem ser encaminhadas à canalização de drenagem.
O SAMAE enfatiza, ainda, a importância em executar a ligação na nova rede que está, gradativamente, sendo disponibilizada. Para isso, o contribuinte deve protocolar um pedido de ligação, na sede do SAMAE, na rua Pinheiro Machado, 1615, na qual precisará apresentar apenas documento de identificação pessoal. Caso ainda não tenha sido efetuada a ligação de água, deverá apresentar documento de identificação pessoal e cópia da escritura do terreno. O mesmo vale para ligações na rede de drenagem.
Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Caxias
Foto por ANDRÉIA COPINI
Foto por ANDRÉIA COPINI