1. Início
  2. Notícias
  3. 2018
  4. Fevereiro

GM retoma patrulhamento diário nas 82 escolas municipais de Caxias do Sul

Cinco servidores realizam o trabalho de prevenção à violência

Atualizada dia

Na volta às aulas da rede municipal de ensino, a Guarda Municipal de Caxias do Sul (GM), através da Guarda Escolar, retomou o patrulhamento diário nas 82 escolas municipais com foco na segurança e na resolução de conflitos no ambiente educacional.

Em 2017, foram realizadas 1.549 rondas externas, 858 rondas internas e 160 atendimentos

Foto por Gustavo Colferai

A equipe é formada por cinco servidores especializados em Justiça Restaurativa e comunicação não-violenta. A estratégia se baseia na boa relação com diretores e professores, criando uma facilitação dos dois lados para a prevenção da violência. Para oferecer proteção à comunidade estudantil, são realizadas rondas nas imediações das escolas e acompanhamento na entrada e saída dos alunos, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, proporcionando um ambiente mais seguro para o ensino. A escala de serviço é feita conforme a demanda das escolas que entram em contato com a GM.

O gerente do Centro de Ações Preventivas (CAP), Ronaldo Dinnebier de Godoy, salienta que essas ações dão visibilidade ao trabalho de prevenção que a GM realiza.

“Com essa metodologia, em que a equipe é destacada especialmente para atender as escolas, a Guarda Municipal reforça seu vínculo com a comunidade caxiense, buscando através do policiamento de proximidade, colaborar com a paz social”, enfatiza.

Escala de serviço é feita conforme a demanda das escolas que entram em contato com a GM

Foto por Gustavo Colferai

Em 2017, foram realizadas 1.549 rondas externas, 858 rondas internas e 160 atendimentos. Foram efetuadas 86 orientações (casos que não configuram crime ou ato infracional) e registrados 37 boletins de ocorrência. Solicitações de atendimento e denúncias podem ser feitas pelo telefone 153.

Assessoria de Imprensa - SMSPPS