A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) promove o projeto Plantar e Colher Hortas Urbanas, destinado à comunidade em geral. Por meio dessa proposta, o setor de Educação Ambiental ensina a um grupo interessado como cultivar canteiros ou hortas verticais com verduras, legumes e temperos. Hoje, a maior parte das ações é realizada em escolas, mas os educadores também atendem empresas, Organizações Não Governamentais (Ongs) e, até mesmo, condomínios.
Apenas em 2017, mais de 4 mil pessoas participaram da iniciativa. Conforme a secretária do Meio Ambiente, Patrícia Rasia, o resultado é ainda maior. “Como cada participante leva sementes para desenvolver a horta em casa, a ação acaba chegando a todas as famílias”, conta. Durante a atividade, os educadores ambientais explicam sobre como cultivar as sementes, como fazer o plantio das mudas e como fazer compostagem, técnica que aproveita resíduos para a produção de adubo.
Apenas em 2017, mais de 4 mil pessoas participaram da iniciativa
Foto por Adriano Chaves
Segundo a professora e gerente de Educação Ambiental da pasta, Cassiane Giacomelli, a ideia para 2018 é implantar uma parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed) e organizar um calendário de visitações nas escolas municipais, tanto para a Educação Infantil quanto para o Ensino Fundamental. Ela explica que o objetivo principal do projeto é fazer com que, aprendendo a respeitar uma porção pequena, na própria casa, os estudantes aprendam a respeitar o todo. “Eles serão responsáveis por todo o processo. É um trabalho em equipe. O plantio é importante não somente pela questão da alimentação saudável, mas também porque as crianças desenvolvem a responsabilidade e o cuidado com todas as formas de vida”, explica a gerente.
Para solicitar o atendimento do projeto, basta entrar em contato com o setor de Educação Ambiental da Semma, pelo telefone (54) 3901.1445.
Iniciativa é aberta a toda a comunidade, podendo ser solicitada na Educação Ambiental
Foto por Adriano Chaves
O que se aprende
Na oficina, o ensino é ministrado em seis passos. Confira:
Passo 1 – Escolher o local mais adequado: áreas abertas ou pequenos espaços podem servir de plantio em recipientes ou vasos, como terraços ou varandas. É importante que a área tenha boa ventilação e seja exposta ao sol. As hortaliças devem receber pelo menos cinco horas de sol por dia. De preferência, o da manhã.
Passo 2 – Preparando o local: pode-se plantar em vasos, vasilhas, garrafas, ou em canteiros no chão. Para os vasos, vasilhas e garrafas, é preciso furar a parte de baixo para que a água escoe. Após, é necessário colocar uma camada de pedras para impedir a saída da terra. Em seguida, basta acrescentar o composto. Para canteiros, é necessário demarcar os espaços e revolver o solo. Após, preencher com composto e fazer o plantio.
Passo 3 – Seleção: as hortaliças devem ser escolhidas conforme a época de plantio. Alface, beterraba, capim-cidreira, cebolinha, cenoura, couve, espinafre, hortelã, radite e salsa são plantas curingas, porque se adaptam bem em qualquer época do ano.
Passo 4 – Cuidados no plantio: a plantação começa com sementes ou mudas. É preciso pesquisar o espaçamento ideal de cada planta escolhida para que ela cresça plenamente. Um pé de alface, por exemplo, deve ser plantado a 20 cm de distância dos demais. Já para tomate e couve a distância sobe para 35 cm.
Passo 5 – Manutenção: no começo, é preciso regar duas vezes por dia, até que a semente germine ou a muda pegue. Depois, basta uma rega diária, de preferência pela manhã.
Passo 6 – Proteção: por fim, basta proteger a horta de insetos e plantas invasoras.
Foto por Adriano Chaves
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Projeto semelhante tinha vício de iniciativa
A prefeitura encaminhou veto total ao projeto de lei encaminhado pela Câmara Municipal que instituiria o projeto “Agricultura Ecológica começa na Escola”. Conforme a análise da Procuradoria-Geral do Município (PGM), a proposta contém vício de iniciativa, ou seja, está em desacordo com a Constituição Federal porque cria atribuições e despesas ao poder Executivo. A Smed também se manifestou sobre a proposta, considerando-a improcedente, uma vez que há questões relacionadas ao espaço físico das instituições e que a matéria já é trabalhada com os estudantes. Um dos exemplos é o projeto Plantar e Colher Hortas Urbanas, que ensina às crianças e adolescentes como plantar em casa.
Assessoria de Imprensa - Semma/Governo