1. Início
  2. Notícias
  3. 2018
  4. Maio

Dia “D” imuniza 6.936 pessoas contra a gripe em Caxias do Sul

Idosos e crianças compareceram em maior número nas Unidades Básicas de Saúde

Atualizada dia

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que 6.936 doses da vacina contra a gripe foram aplicadas em Caxias do Sul neste sábado (12/05), Dia “D” da 20ª Campanha Nacional de Imunização Contra a Influenza. As 47 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ficaram abertas das 8h às 17h exclusivamente para acolher a população-alvo da campanha.

Daniele Maia e Osiel Alcântara aproveitaram a abertura das UBSs no sábado para levar a filha de quatro anos, Emily, para receber a imunização. “Aprovo e recomendo a vacina. Emily faz desde que as crianças foram incluídas nos grupos prioritários e é difícil ela ficar gripada. Quando acontece, os sintomas são leves e ela se recupera com facilidade”, relata a mãe.

Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e até ao óbito

Foto por Andressa Boeira

Eny Motta da Silva, 82 anos, também saiu de casa em busca de prevenção. “Antes de começar a fazer a vacina, era só chegar o outono e eu já ficava resfriada. Agora, é saúde 100%. Por isso venho me prevenir, todo ano, e sempre fico satisfeita com o resultado da vacina”, declara a moradora do bairro Planalto Rio Branco.

A campanha segue até 1º de junho. Por determinação do Ministério da Saúde, a vacinação na rede pública é dirigida aos grupos populacionais mais vulneráveis às complicações da gripe. Podem receber a vacina pessoas acima de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres que deram à luz até 45 dias, trabalhadores da saúde, povos indígenas, professores e portadores de doenças crônicas não transmissíveis (com apresentação de prescrição médica). A estimativa da Vigilância Epidemiológica é imunizar 115 mil pessoas no município, o que representa 90% da população de cada grupo prioritário.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e até ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco. A vacinação é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da gripe e de suas complicações.

Galeria de imagens
1 de 6 imagens

Foto por Andressa Boeira

Foto por Andressa Boeira

Foto por Andressa Boeira

Foto por Andressa Boeira

Foto por Andressa Boeira

Foto por Andressa Boeira

Balanço Dia "D"

Crianças - 1.949
Gestantes - 125
Puérperas - 14
Trabalhadores da saúde - 304
Idosos - 2.697
Professores - 211
Doentes crônicos - 1.636
Total - 6.936

Assessoria de Imprensa - SMS