1. Início
  2. Notícias
  3. 2018
  4. Maio

Orquestra Municipal de Sopros promove concerto em homenagem a compositor americano

Apresentação será regida especialmente pelo maestro convidado Shawn Smith

Atualizada dia

A Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul promove na próxima semana um concerto em homenagem aos 100 anos do maestro e compositor americano Leonard Bernstein. A apresentação ocorre no sábado, 26 de maio, no Teatro Pedro Parenti, na Casa da Cultura, a partir das 20h. O concerto traz como convidado especial o maestro norte-americano Shawn Smith, que já conduziu conjuntos profissionais e educacionais nos Estados Unidos, América Central, América do Sul e Europa. A entrada é gratuita.

Shawn Smith é diretor de bandas e professor do curso de regência da Universidade da Carolina do Norte (UNC), em Charlotte, EUA. É doutor em Regência pela Universidade do Arizona, mestre em Música pela Universidade de Louisiana e bacharel em Educação Musical pela Boise State University. Anteriormente ao seu trabalho na UNC, Smith foi diretor de bandas da Texas A&M University-Corpus Christi por oito anos.

Para o maestro titular da Orquestra Municipal de Sopros, que também assina a direção artística do espetáculo, Fernando Berti, a vinda de Smith gera crescimento para o grupo de músicos. “Além da troca de experiências e aprendizado, o intercâmbio com maestros internacionais ajuda a colocar a Orquestra no cenário das grandes formações do gênero, ampliando os horizontes para futuras realizações e projetos culturais”, opina.

Shawn Smith é diretor de bandas e professor do curso de regência da Universidade da Carolina do Norte (UNC), em Charlotte, EUA

Foto por Arquivo pessoal

O homenageado no concerto, Leonard Bernstein, é reconhecido como o primeiro não-europeu a integrar o grupo de maestros renomados se eternizando com o musical “West Side Story”, conhecido como “Amor Sublime Amor” no Brasil. Ele morreu há 25 anos. “Durante sua carreira, Bernstein compôs peças em diversos estilos e foi o maestro norte-americano que mais se apresentou pelo mundo, tornando-se uma das figuras mais influentes na história da música clássica americana”, contextualiza Berti.

Outras atividades

Duas ações estão previstas para a sexta-feira (25/05) com a participação do maestro Shawn Smith. Um workshop de Regência Orquestral e Bandas Sinfônicas será ministrado para jovens regentes da região, músicos e interessados em adquirir noções básicas das técnicas de regências. O encontro será dividido em dois turnos: pela manhã das 10h às 12h e à tarde das 14h às 16h.

Na sequência, das 17h às 19h, ocorre a palestra sobre “Marching Band” (Bandas Marciais), voltada para músicos, alunos, professores, instrutores, maestros e organizadores. As duas ações ocorrem no Anfiteatro Vereador Marino Cury, na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. As atividades são gratuitas e com vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo email unidadedemusica@caxias.rs.gov.br ou pelo telefone (54) 3901.1316 até quinta-feira (24/05).

Assessoria de Imprensa - SMC