1. Início
  2. Notícias
  3. 2018
  4. Maio

Secretaria de Trânsito confere primeiro dia da linha de ônibus entre PA 24h e UPA Zona Norte

Equipe da SMTTM realizou uma viagem com o novo coletivo nesta quarta-feira (16/05)

Atualizada dia

As primeiras horas de funcionamento da linha LC 92 – PA 24h/UPA Zona Norte foram conferidas pelo secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), Cristiano de Abreu Soares, nesta quarta-feira (16/05). O titular da pasta acompanhou o diretor Pedro Cogo, o gerente de Trânsito e Transportes, Marcos Jablonski, e o engenheiro Daniel Rech, em uma viagem com o coletivo para observar o atendimento da nova linha do transporte coletivo urbano em Caxias do Sul.

A equipe iniciou a viagem na parada em frente ao Pronto Atendimento 24h, no Centro, e seguiu até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte, no bairro Centenário. Essa foi uma das 37 voltas programadas no itinerário em dias úteis, que prevê o primeiro veículo saindo às 5h30 e o último às 23h25. Além disso, eles conferiram os locais de embarque e desembarque da nova linha e a sinalização indicando os terminais de parada. “É um percurso curto e uma viagem rápida, mas que faz a diferença na vida das pessoas. Não existia nenhuma ligação entre essas duas importantes unidades de saúde e essa linha chega para suprir essa demanda”, destaca o titular da SMTTM. Soares reforça que o atendimento da nova linha continuará sendo observado pelas próximas semanas.

Quem já utilizou a novidade foi a aposentada Lourdes de Fátima Monteiro, 63 anos. Moradora do bairro Diamantino, ela estava indo à UPA para uma consulta médica devido a problemas respiratórios que a impediram de trabalhar. Uma vizinha que estava na parada de ônibus comentou sobre a nova linha, o que contribuiu para que Lourdes decidisse procurar os serviços de saúde da UPA pela segunda vez. “Na última vez que precisei de atendimento, meu filho me levou à UPA e fui bem atendida. Foi rápido, não precisei passar muitas horas aguardando uma consulta. Mesmo assim, dei uma olhada na sala de espera do PA e vi que tinha muita gente. Aí resolvi ir até a parada e me informar para saber qual ônibus ia até a UPA”, explicou. “É uma ideia muito boa colocar ônibus nesses lugares que as pessoas mais precisam”, completou.

O trajeto da nova linha utiliza as ruas Marechal Floriano, Visconde de Pelotas e Moreira César, trafegando pela RSC-453 e chegando à parada em frente à UPA. No retorno, o ônibus utilizará as ruas Mario Lopes, Pio XII e Moreira César, acessando a Ernesto Alves e contornando pelas ruas Garibaldi e Vinte de Setembro. O coletivo fará embarque e desembarque de passageiros em qualquer uma das paradas de ônibus previstas no roteiro. Além disso, o veículo utilizado pela linha é adaptado para o transporte de pessoas com deficiência e tem capacidade para transportar 63 pessoas. Outro benefício é que o coletivo faz integração tarifária com qualquer outra linha do transporte público, possibilitando que os usuários com cartões utilizem até dois ônibus pagando uma única passagem.

Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Assessoria de Imprensa - SMTTM