1. Início
  2. Notícias
  3. 2018
  4. Junho

Smed promove projeto de produção audiovisual para professores da rede municipal

Oficina visa formação para uso da mídia digital na educação

Publicada dia

A Secretaria Municipal da Educação (Smed), em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), proporcionou aos professores da Rede Municipal de Ensino (RME) um programa diferente neste primeiro semestre de 2018. O projeto “Produção Audiovisual” é uma oficina que abordou questões referentes ao uso social do audiovisual como um instrumento de educação e cidadania. Os participantes receberam indicações para aplicarem as técnicas de produção nos ambientes de projeção, transmissão e virtual.

Os principais objetivos da oficina eram conhecer a história do audiovisual e sua relação com a sociedade e as etapas e a escrita no meio, além de proporcionar exercícios de criatividade e preparação para os professores. Álvaro Benevenuto Jr, responsável pela criação e execução do projeto e professor da UCS, afirma que a oficina é uma prática mais dinâmica para incentivar a educação. “O projeto é uma proposta de novas metodologias digitais que façam os professores serem multiplicadores em suas escolas e incentivem os estudantes a terem mais vontade de estudar”, diz.

Foto por Raquel Tedesco

O projeto foi dividido em seis oficinas separadas em duas etapas: teórica e prática. Na parte teórica, os profissionais conheceram os conceitos fundamentais do audiovisual. Na prática, a capacitação de imagens, montagem, edição e exibição dos trabalhos criados. A única exigência da oficina era que os estudantes levassem seus próprios smartphones para utilizar como equipamento.

Neste semestre foram ofertadas 15 vagas para a oficina, que ocorreu nos dias 08, 15, 22 de maio e 05, 12 e 19 de junho, no período da noite, no setor de Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) da Smed. Para o segundo semestre de 2018, serão ofertadas mais outras 15 vagas.

Assessoria de Imprensa - Smed