1. Início
  2. Notícias
  3. 2018
  4. Agosto

Centro de Cultura Ordovás recebe exposição “Ocupação Saraí”

Mostra faz parte da programação da 11ª Semana da Fotografia

Atualizada dia

A exposição “Ocupação Saraí”, do fotógrafo Leonardo Savaris, abre para visitação nesta sexta-feira (10/08), às 19h, no Largo do Centro de Cultura Ordovás. Saraí é um prédio localizado no centro de Porto Alegre que atualmente abriga 24 famílias que buscam junto ao poder público a conclusão do processo de desapropriação, que foi abortado pelo governo do Estado. A exposição tem entrada gratuita e pode ser conferida até o dia 02 de setembro, de segunda a sexta, das 9h às 22h, e finais de semana e feriados, das 16h às 22h.

Com o projeto “Ocupação Saraí”, Leonardo buscou conscientizar a sociedade diante da luta de pessoas pela desigualdade social e pelo direito à moradia. Ao longo de nove anos de luta, a campanha de Defesa Pública da Saraí mobilizou milhares de pessoas na cidade e no Estado, tornando-se um símbolo na luta contra a especulação imobiliária e pelo direito à moradia popular no centro de Porto Alegre. “Este ensaio tem por objetivo apresentar alguns dos moradores da Ocupação Saraí, inseridos nos espaços em que ocupam, por meio de retratos”, explica.

Leonardo é natural de Caxias do Sul e reside atualmente em Novo Hamburgo. Além de desenvolver seu trabalho autoral, atua como fotógrafo freelancer para o Jornal Extra Classe (SINPRO/RS). Dentre as publicações, destacam-se as revistas Only Mobile Art (NY), Black & White in Color for Photographers, GAPS Magazine e DASartes; e os jornais: Zero Hora, Jornal do Comércio e Extra Classe.

Além da mostra “Ocupação Saraí”, outras nove exposições abrem ao público nesta sexta-feira, junto com a solenidade de abertura da 11ª Semana da Fotografia, que ocorre a partir das 19h, no Centro de Cultura Ordovás.

Assessoria de Imprensa - SMC