1. Início
  2. Notícias
  3. 2018
  4. Agosto

Coordenadoria da Mulher participa do projeto Escritor na Comunidade

Roda de conversa estimulou reflexão sobre obra da autora Jaque Pivotto, “Quando nasci Gertrudes”

Atualizada dia

A Coordenadoria da Mulher, o Centro de Referência da Mulher (CRM) e a Casa Viva Raquel, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), participaram do projeto Escritor na Comunidade nesta quinta-feira (09/08), na prefeitura. A atividade visa contribuir para a democratização do acesso à leitura e para a formação e incentivo de novos leitores através de uma ótica de inclusão conjunta, de formação cultural, tornando-se parte do processo de cidadania.

Na oportunidade, mulheres com medidas protetivas abrigadas na Casa Viva Raquel ou que estão em acompanhamento psicossocial e jurídico pela equipe técnica do CRM participaram de uma roda de conversa com a escritora caxiense Jaque Pivotto, sobre o livro “Quando nasci Gertrudes”. O objetivo foi proporcionar conhecimento e reflexão acerca da obra, que traz 42 poemas voltados para o feminino com histórias de mulheres que foram nascendo naturalmente ao serem escritas pela autora.

Foto por Divulgação

“O encontro permitiu uma relação mais íntima entre a literatura e a realidade. Os poemas nos provocam um olhar mais sensível sobre a mulher, sobre nossas lutas, como muitas vezes estamos em pedaços, fragmentadas e nos reconstruímos, nos tornando mais fortes”, disse a titular da Coordenadoria da Mulher, Janete Thomé.

As participantes gostaram da atividade. “Fiquei muito feliz com o convite para participar desse momento. Fiquei ansiosa esperando para ver como seria. Esse encontro com a escritora possibilitou momentos de conversa sobre algo tão bonito que é a poesia. Me identifiquei com um poema, parecia escrito pra mim”, disse uma delas. Outra também gostou de conhecer a escritora. “Adorei ver a autora. Percebi que existem outros tipos de violência e que ela é uma pessoa que também tem suas lutas e encontrou a escrita como uma forma de se conhecer e entender”, revelou.

Escritor na Comunidade

O projeto tem o objetivo de aproximar autores gaúchos de entidades assistenciais e localidades com baixo índice de acesso à literatura. Também valoriza e divulga o trabalho de escritores caxienses com livros publicados pelo Financiamento de Arte e Cultura Caxiense (Financiarte). As visitas do projeto Escritor na Comunidade ocorrem até o fim de agosto em diferentes pontos da cidade e integram a programação do período pré-feira, atividades preparatórias para a 34ª Feira do Livro. Mais informações no Departamento do Livro e da Leitura, que fica na Biblioteca Pública de Caxias do Sul (Dr. Montaury, nº 1.333, Centro) ou pelo telefone (54) 3221-1118.

Assessoria de Imprensa - SMSPPS